cafe filosófico

Música degenerada

O Significado da “Entartete Musik”: Música Degenerada para o passado e o presente

Um ano após a abertura em Munique da exibição Entartete Kunst (Arte Degenerada), os políticos culturais do regime Nazista organizaram em Düsseldorf (1938) outro evento menos conhecido entitulado Entartete Musik (Música Degenerada). O termo ‘degenerado’ foi inventado no século XIX para designar uma condição anormal – anormalidade sendo compreendido como uma deterioração. Os pregadores da ideologia nazista adotaram este conceito para difamar a música atonal, arranjos de jazz e, acima de tudo, música de compositores judeus. As conseqüências foram que ‘degeneração’ se tornou ligada a uma nova norma, a do ideal de música ditada pelas leis da origem racial.

A música considerada pelos nazistas como ‘degenerada’ na verdade engloba uma larga variedade de estilos, da opereta à vanguarda, devido ao único objetivo de assegurar a integridade e a proeminência da vida musical alemã. Em nome de princípios de doutrinas raciais, anti-semitismo, e sua convicção na supremacia da raça Ariana, os censores proibiram espetáculos e interromperam carreiras inicialmente na Alemanha e posteriormente nos territórios ocupados. Muitos músicos foram obrigados a emigrar, causando uma enorme lacuna de talentos na vida musical européia, com consequências que são pouco reconhecidas atualmente. Muitos artistas foram simplesmente esquecidos, enquanto outros levaram os seus conhecimentos e talentos para América, Ásia ou Austrália.

Atualmente a palavra Entartung está totalmente abolida do debate político. Por outro lado, existem tendências ao estabelecimento de novos critérios de valor baseados em métodos como audiência de rádio ou venda de CDs. Para essas tendências, assim como para aquelas desenvolvidas por simpatias nacionalistas, o exemplo histórico da Música Degenerada deve servir como um alerta contra qualquer tentativa de prescrição de normas e pelo pluralismo cultural. Este desejo de tolerância, pela liberdade de expressão e pelo diálogo nas artes, é o significado, para nós, hoje, do conceito histórico de Entartete Musik.