Social

griots, grupo que desde 2003 reúne contadores de história em hospitais, tem o apoio do instituto cpfl

A CPFL Energia, por meio do Instituto CPFL, é apoiadora da Associação Griots – Os Contadores de Histórias, organização não-governamental fundada em 2003 que tem como meta plantar e colher sorrisos em hospitais e casas de idosos. O nome é uma referência a grandes contadores de histórias africanos que tiveram, há séculos, importante papel na evolução e manutenção da cultura e tradição de todo o continente.

Mais de 150 voluntários se dividem entre 18 instituições e, todos os meses, mais de 1 mil crianças e idosos são atendidos. Cada Griot dedica pelo menos uma hora por semana à atividade voluntária.

Os voluntários passam por um treinamento com avaliação de psicólogos, recebem informações sobre a ONG, participam de palestra sobre Infectologia e fazem estágio monitorado por um voluntário já formado. Qualquer pessoa acima de 18 anos poderá ser um Griots. A maioria tem em comum a paixão pela leitura. Atualmente, 50 novos voluntários estão no período de estágio nos hospitais.

Com jalecos coloridos e de posse de livros, fantoches, papel e lápis de cor, os Griots visitam os leitos dos hospitais e interagem com as crianças e idosos internados através de histórias com conteúdo educacional, motivando a criatividade e reforçando valores como o respeito e o companheirismo.

A Unicamp, por meio de uma pesquisa científica conceituada, levantou diversos dados que comprovam a importância da contação de histórias na rotina dos pacientes em hospitais, com a diminuição de tempo de internação e o aumento da energia vital.

Quem quiser se tornar um voluntário contador de histórias no ano que vem é só enviar um email para: [email protected].

A ONG atualmente realiza contações nas seguintes instituições:

Campinas: HC da Unicamp, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Hospital e Maternidade Celso Pierro da Pucc, Centro Infantil Boldrini, Lar dos Velhinhos de Campinas.

Na região: Santa Casa de Misericórdia de Mogi Guaçu, Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, Hospital Universitário de Jundiaí, Hospital Municipal de Itapira, Hospital Estadual de Sumaré, HAOC de Indaiatuba e Hospital Walter Ferrari de Jaguariúna.

Saiba mais sobre o projeto em http://www.griots.org.br/