Cinema

novembro e dezembro: cine cpfl apresenta o ciclo cidades

Cine CPFL apresenta, em Campinas, na Mostra Cinema e Reflexão, o ciclo Cidades, com curadoria de Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller
(Foto de destaque: Era o Hotel Cambridge/Reprodução)

8/11 | quarta-feira – 19h
Sessão Debate – com presença do diretor Marcelo Caetano e com o arquiteto e ensaista Guilherme Wisnik
“Corpo Elétrico”, de Marcelo Caetano (Brasil, 2017, 94 min, 16 anos)

Com Kelner Macedo, Welket Bungué, Ana Flavia Cavalcanti, Nash Laila, Georgina Castro, Dani Nefussi e Linn da Quebrada. Um jovem criador de uma fábrica de confecção de roupas no centro de São Paulo mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre o trabalho e os encontros com outros homens. Enquanto reflete sobre as possibilidades de futuro, começa a ficar cada vez mais próximo dos colegas da fábrica, enquanto vê os amigos seguirem caminhos diferentes dos seus.

Selecionado pelo Festival de Roterdã; vencedor do Prêmio Maguey (melhor filme de temática LGBTTTI) no Festival de Guadalajara; menção honrosa do grande prêmio do júri (“outstanding international narrative feature) no festival L.A. Outfest.

 

15/11 | quarta-feira – 19h
“Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual”, de Gustavo Taretto (“Medianeras – Buenos Aires en la Era del Amor Virtual”, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011, 92 min, 12 anos)

Com Javier Drolas, Pilar López de Ayala e Inés Efron. Martín e Mariana são seres solitários que moram em Buenos Aires e têm dificuldades em se relacionar com o mundo. Por mais que sempre se cruzem nas ruas, nunca se viram. Na busca de alguém que os compreenda, eles afogam mágoas e alegrias.

Vencedor do prêmio do público da mostra Panorama no Festival de Berlim; melhor filme, melhor direção e premio do público da competição de filmes latinos no Festival de Gramado.

 

15/11 | quarta-feira – 21h
Documentários – Mostra do Contemporâneo II
O poder dos afetos
Pedro Caldas, Duração: 33 Minutos

Somos afetados pelo sentimento que decorre da flutuação da nossa potência: alegria, tristeza e desejo. Desejo é a potência de existir. É a mola propusora que nos leva além do conhecimento imaginário. Com: Maria Rita Kehl, Vladimir Safatle, Claudio Mello Wagner, Jorge Broide, Alfredo Simonetti, Ruth Lopes, Ermínia Maricato, Julieta Jerusalinsky e Oswaldo Giacóia.

 16/11 | quinta-feira – 19h
Sessão do realizador – com presença do diretor Fábio Meira e a atriz Isabela Torres
“As Duas Irenes”, de Fábio Meira (Brasil, 2017, 89 min, 14 anos)

Com Isabela Torres, Priscila Bittencourt e Marco Ricca. Uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior brasileiro, descobre que o seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome que ela – Irene. Ela então começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto também é feito também de segredos e mentiras.

Selecionado para o Festival de Berlim; vencedor dos prêmios de melhor roteiro, melhor ator coadjuvante, melhor direção de arte e prêmio da crítica no Festival de Gramado; melhor filme de estreante e melhor fotografia na competição ibero-americana do Festival de Guadalajara.

 

22/11 | quarta-feira – 19h
“A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino (“La Grande Bellezza”, Itália/França, 2013, 141 min, 14 anos)

Com Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli e Isabella Ferrari.O jornalista Jep Gambardella fez parte da suntuosa vida noturna de Roma por décadas, transformando-se, desde o sucesso de seu único romance em uma figura dos círculos literários e sociais. Ao completar 65 anos, ele faz uma análise de sua vida.

Vencedor do prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro; melhor filme estrangeiro nos prêmios Globo de Ouro; melhor filme de língua não-inglesa nos prêmios BAFTA; melhor filme, melhor direção, melhor ator e melhor montagem nos European Film Awards.

22/11 | quarta-feira – 21h
Documentários – Mostra do Contemporâneo II
Criatividade em tempos de crise
Pedro Caldas, 24 minutos

Como ser criativo em um momento de crise?
Como fazer face aos desafios de um mundo cada vez mais ágil e exigente?
Com: André Martins, Carlos Alberto Plastino, José Alves Freitas Neto, Mario Sérgio Cortella e Rodrigo Cebrian

23/11 | quinta-feira – 19h
 “Os Sonhadores”, de Bernardo Bertolucci (“The Dreamers – I Sognatori”, Itália/França/Reino Unido, 2003, 115 min, 16 anos)

Com Eva Green, Louis Garrel, Michael Pitt, Anna Chancellor e Jean-Pierre Léaud. Em 1968, um estudante norte-americano entra para o mundo dos irmãos parisienses Theo e Isabelle. Os três compartilham o amor pelo cinema, mas logo a relação se transforma em uma complicação sexual. A história usa extratos de filmes clássicos e a realidade do trio é afetada pela tensão crescente da época.

Vencedor dos prêmios de melhor fotografia e melhor montagem nos Golden Ciak Awards.

 29/11 | quarta-feira – 19h
 “Últimos Dias em Havana”, de Fernando Pérez (“Últimos Días en La Habana”, Cuba/Espanha, 2016, 93 min, 14 anos)

Com Jorge Martínez, Gabriela Ramos e Yailene Sierra. Miguel vive em Havana e passa seus dias sonhando em conseguir seu visto e ir morar em Nova York. Ele vive com outro homem, Diego, portador de HIV. A relação dos dois amigos é totalmente abalada quando o visto de Miguel é liberado. Uma homenagem ao longa-metragem cubano “Morango e Chocolate” (de Tomas Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabio, 1984).

Vencedor do prêmio de melhor trilha sonora e prêmio especial do júri no Festival de Havana; selecionado para o Festival de Berlim; melhor filme ibero-americano, melhor ator e prêmio do público no Festival de Cinema Espanhol de Málaga.

 

 30/11 | quinta-feira – 19h
“Mate-me Por Favor”, de Anita Rocha da Silveira (Brasil/Argentina/Portugal, 2015, 105 min, 12 anos)

Uma onda de assassinatos sombrios assola a região da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. O que começa como uma curiosidade mórbida para os jovens locais, lentamente começa a modificar suas vidas. Dentre eles está Bia, de 15 anos, que, após um encontro com a morte, fará de tudo para certificar-se que está viva.

Vencedor do prêmio Bisatto d’Oro (outorgado pela crítica independente italiana) de melhor interpretação em conjunto para no Festival de Veneza; melhor direção e melhor atriz no Festival do Rio; melhor filme no festival Panorama Coisa de Cinema; melhor som, menção especial para atriz e Prêmio ABC de melhor longa-metragem (outorgado pela Associação dos Blogs de Cinema de Pernambuco) no festival Janela de Cinema.

 

01/12 | sexta-feira – 19h
“Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé (Brasil, 2017, 109 min, 12 anos)

Com Carmen Silva, Isam Ahmad Issa, José Dumont e Suely Franco. Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro da cidade de São Paulo. Os novos moradores do prédio têm que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

Vencedor do prêmio de melhor montagem, prêmio da crítica internacional e do prêmio do público no Festival do Rio; prêmio do público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; menção honrosa no Festival de San Sebastián; melhor filme e melhor atuação no Festival Cinema da Fronteira; melhor filme, melhor atriz e prêmio da crítica no Festival Aruanda; menção honrosa no Festival Internacional de Cinema e Fórum de Direitos Humanos – FIFDH  (Genebra, Suíça).

 

06/12 | quarta-feira – 19h
“As Montanhas se Separam, de Jia Zhangke (“Shan he gu ren”, China/França/Japão, 2015, 131 min, 12 anos)

Com Zhao Tao, Zijian Dong, Sylvia Chang, Jing Dong Liang, Zhang Yi e Patrick Harvey. Uma história em três partes, que se inicia no fim da década de 1990, continua 15 anos depois e se encerra em 2025. O enredo acompanha uma bela jovem da província de Shanxi que se vê dividida entre dois pretendentes, seus amigos de infância. Ela terá de fazer uma escolha que determinará o resto da sua vida e a do futuro filho.

Vencedor do prêmio Palme de Whiskers no Festival de Cannes; grande prêmio do júri para melhor interpretação no Festival de Miami; prêmio do público para melhor filme europeu no Festival de San Sebastiám; melhor filme estrangeiro pela Associação dos Críticos Cinematográficos de San Diego; melhor roteiro original e prêmio do público no Festival Golden Horse; melhor roteiro nos Asian Film Awards.

 

07/12 | quinta-feira – 19h
“Elevado 3.5”, de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo (Brasil, 2007, 75 min, 12 anos)

 O mundo de pessoas que se cruzam ao longo dos 3,5 quilômetros do Minhocão, via expressa construída na região central de São Paulo durante a ditadura civil-militar (1964-1985) e atualmente denominada Presidente João Goulart. Do nível da rua ao último andar, o espectador é conduzido por diferentes pontos de vista e mergulha nas histórias dos personagens. Por cima e por baixo da via, à sombra ou nos fios de luz que desenham uma cidade recortada, o filme se desenrola por meio do mergulho nas histórias dos personagens. O Elevado provoca e converge os olhares: de janela para janela, do segundo andar para a via expressa, do carro para dentro do apartamento, do ônibus para o comércio, do comerciante para o transeunte, da cobertura para a paisagem.

Vencedor do prêmio de melhor longa-metragem brasileiro no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Serviço:
Local: Sala Umuarama
Datas: todas as quarta e quinta-feiras (1, 15, 16, 22, 23, 29, 30, 01/12, 06/12 e 07/12)
Horário: 19h00
Capacidade: 139 lugares
Classificação Etária: indicação de cada filme
Entrada : Entrada gratuita, por ordem de chegada
Informações: Instituto CPFL (19) 3756-8000 ou em www.institutocpfl.org.br