CPFL Brasil x China

Websérie: Brasil, traços da China (6º Intercâmbio Brasil >< China 2022)

O Instituto CPFL, por meio da frente CPFL Intercâmbio Brasil >< China e da 6ª edição do Intercâmbio Brasil >< China 2022, lança a websérie: Brasil, Traços da China, sobre a cultura chinesa em nosso país. Realizada em parceria com o Liquid Media Lab, ao longo de 12 episódios a série busca personagens, histórias e curiosidades que mostram as relações entre estes dois países gigantes, sobretudo do ponto de vista brasileiro. A cultura brasileira tem variadas influências chinesas: arquitetura, arte, culinária e muitas outras áreas que sequer imaginamos. Confira os episódios:

EP. 1: Uma história da imigração chinesa
No 1º episódio da série, a pesquisadora Lucia Wong fala sobre o perfil dos imigrantes chineses que chegaram ao Brasil ao longo da história e do DNA viajante do povo chinês. A vinda desses imigrantes de origem chinesa ao Brasil não foi espontânea: fazia parte de um projeto de Dom João VI, que pretendia implementar a cultura de chás no Rio de Janeiro. O chá era um dos principais produtos de comércio no Ocidente, plantá-lo no Brasil aumentaria os lucros da Coroa Portuguesa. As primeiras plantações experimentais de chá foram realizadas na Fazenda Imperial de Santa Cruz, que pertencia à Coroa, e no atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os planos de produzir chá para exportação fracassaram, desestimulando o projeto de uma contínua imigração chinesa neste período. A primeira entrada oficial de chineses em São Paulo ocorreu em 15 de agosto de 1900. O navio a vapor Malange, com origem em Lisboa, atracou no porto de Santos trazendo 107 trabalhadores chineses, todos homens e solteiros, para trabalhar em lavouras. Desde então, ondas migratórias foram surgindo.

EP. 2: Campinas, cidade-irmã de Fuzhou
O que é uma cidade irmã? E como Campinas, com pouco mais de 1 milhão de habitantes, se relaciona com uma cidade chinesa de quase 8 milhões. Cidade-irmã é um conceito para a criação de mecanismos de cooperação internacional entre cidades, visando expandir a relação entre elas. Através dessa relação, cidades de diferentes regiões do globo podem se conectar por meio da Cultura, Economia e outras relações. As cidades-irmãs possuem semelhanças, como a demografia e a formação histórica. Campinas, com pouco mais de um milhão de habitantes, tem desde 1996 sua cidade irmã na China em Fuzhou, com quase 8 milhões. Duas cidades médias em seus respectivos países trocando experiências e culturas. Nesses 25 anos da parceria entre Campinas e Fuzhou, a presença da cultura chinesa na cidade aumentou. Embora já existissem chineses na cidade, conhecidamente, desde os anos 1960, para a grande maioria da população, essa presença existia majoritariamente no comércio campineiro. Esse irmanamento abriu portas para um relacionamento mais próximo entre as cidades, permitindo um avanço em pesquisas sobre o relacionamento do Brasil com a China.

EP. 3: Chang Dai-chien
Um dos maiores artistas da China viveu no Brasil e criou diversas obras inspiradas na paisagem chinesa montada em Mogi das Cruzes. Foram cerca de 2 décadas de convivência no Brasil sem sequer falar português, mas isso não impediu que o artista chinês Chang Dai-chien transformasse um pedaço de terra de Mogi das Cruzes em um pedaço da China no Brasil. O jardim das 8 virtudes, sua criação, era visitado por pessoas ilustres de todo o Brasil e serviu de inspiração para as próprias obras de arte criadas por ele. Estima-se que foram 30.000 trabalhos ao longo da vida, com uma carreira reconhecida mundialmente e com boa parte dela sendo criada aqui. Conheça a história de Chang Dai-chien, o artista chinês que escolheu o Brasil como sua segunda casa.

EP. 4: Feliz ano do tigre: conheça o zodíaco chinês
Conheça o zodíaco chinês, um horóscopo baseado em um ciclo anual e não mensal e com animais e elementos em sua composição. Você sabe qual seu signo, mas talvez não saiba qual é seu signo no zodíaco chinês. São 12 os animais que representam cada signo e a cada entrada de um ano novo muda-se o regente. Conheça a lenda do surgimento do zodíaco chinês e tenha um feliz ano do tigre em 2022.

EP. 5: Kung Fu
Conhecidas na China por “Wushu”, as artes marciais chinesas se popularizaram no Ocidente sob a denominação de “Kung Fu”. E mestre Shifu Aelson é um dos seus divulgadores no Brasil.Você conhece o Wushu? Talvez não por esse nome, mas com certeza já ouviu falar de Kung Fu, o nome pelo qual chamamos essa arte marcial. Na China, a expressão kungfu caracteriza qualquer estilo de arte marcial, ou tarefa feita com perfeição. No Brasil, a arte é mantida e difundida com perfeição por mestres como Shifu Aelson. Conheça um pouco da filosofia por trás dessa arte marcial e da prática milenar pela voz de quem mantém viva essa tradição.

EP. 6: Thai Chi Chuan
Uma prática milenar presente no Brasil desde o final dos anos 70, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial, um esporte – e ótimo para a saúde. A arte marcial chinesa vai muito além do exercício físico. A mestre Maria Angela Socia ensina o movimento, a filosofia e sua aplicação na saúde. Conheça mais dessa forma de meditação em movimento e como o equilíbrio do corpo é peça chave para o um corpo sadio.

EP. 7: Influência da culinária chinesa no Brasil
Do arroz do dia-a-dia ao frango xadrez, como a culinária da China está presente nos pratos do brasileiro.Cozinhar é entender suas raízes, conhecer a história por trás do prato e tirar o melhor de si. Essa é a filosofia que guia o chef Kenzo Sakaki, que nesse episódio fala sobre a influência da culinária chinesa no Brasil. A cozinha da China é mais limpa de gorduras, leve e rica em nutrientes. Uma cozinha que respeita o alimento e sempre busca manter sua forma natural, não altera sua estética nem seu sabor, trazendo leveza ao prato em uma cozinha rápida, bonita e saborosa. É isso que você vai comprovar com o frango xadrez preparado por Kenzo.

EP. 8: A medicina chinesa no Brasil
Trabalhando para prevenir, o cuidado com a saúde trazido da China foca no equilíbrio para uma vida melhor. O conhecimento médico chinês é milenar e tem na acupuntura sua prática mais conhecida. Como um estimulo de uma agulha para promover o fluxo de energia pelo corpo pode tratar um problema e como a medicina chinesa trabalha com a prevenção você vai descobrir nesse episódio.

EP. 9: I-Ching
A filosofia por trás do I-Ching, ou Livro das Mutações, pode ser resumida em dois grandes conceitos: a mudança e o equilíbrio. Descubra um pouco sobre esse fascinante oráculo e livro de sabedoria. O I-Ching, geralmente traduzido como Livro das Mutações ou Clássico das Mutações, é um texto chinês composto de várias camadas sobrepostas ao longo do tempo. Ele é considerado um dos mais antigos e importantes livros de filosofia chinesa que chegam até os dias atuais. Saiba um pouco sobre esse fascinante elemento da cultura chinesa, e como ele também está presente no Brasil.

EP. 10: Jogos chineses (Mahjong)
O Mahjong é um jogo de mesa chinês jogado atualmente em todo o mundo. Saiba como e por quem ele é praticado no Brasil. Mahjong é um jogo de mesa chinês que tem entusiastas ao redor de todo o mundo. O jogo é composto por 144 “pedras” divididas em grupos: 36 pedras do naipe “Círculo”, 36 pedras do naipe “Bambu” e 36 pedras do naipe “Caractere”. Conheça um pouco do Mahjong e saiba quem são seus jogadores no Brasil.

EP. 11: Arquitetura
Dos prédios clássicos às mais modernas técnicas de construção, veja como a produção chinesa influencia a arquitetura no Brasil. Com construções baseadas no uso horizontal do espaço e muita influência da natureza, a arquitetura chinesa também pode ser encontrada no Brasil, como alguns pagodes em templos. Porém, a produção moderna do país também serve de modelo para trabalhos realizados com otimização do tempo e de material. Veja como o antigo e o moderno dialogam na arquitetura que a China traz para o Brasil.

EP. 12: Templo Zu Lai
Conheça o maior templo budista da América Latina, um lugar de calma e meditação dentro da Grande São Paulo. Maior exemplo de arquitetura chinesa no Brasil, o templo Zu Lai é um refúgio para os budistas e também um lugar onde os turistas se supreendem com a impressionante construção e a paisagem. Conheça um pouco da história e dos atrativos desse pedaço da China dentro do Brasil.