Social

projeto “cidade para todas as idades” é destaque em conferência nos emirados árabes unidos

Setembro 2017 – As experiências do município gaúcho de Veranópolis com o programa incentivado pelo Grupo CPFL “Cidades Para Todas As Idades”, executado em colaboração com o Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-Brasil), serão apresentadas nos Emirados Árabes Unidos durante a conferência internacional “Sharjah Age-friendly Conference” nos dias 24 e 25 de setembro, em Sharjah.

O projeto “Cidades Para Todas As Idades”, hoje sob responsabilidade do Instituto CPFL, tem como objetivo atender às necessidade da rede de proteção ao idoso em situação de vulnerabilidade social e contribuir para o fortalecimento das Políticas Públicas dos municípios. A iniciativa tem aderência e relevância na transformação da realidade social do idoso, além de potencial para se tornar referência no Brasil.

O Emirado de Sharjah convidou membros da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma troca de experiências e boas práticas. A metodologia referendada pela OMS permite, por exemplo, que o município faça parte de uma rede global da qual participam atualmente cerca de 380 cidades em 37 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania. Isso possibilita que o município compartilhe e troque experiências sobre o tema, participe de fóruns globais de discussão e obtenha suporte técnico da OMS para o desenvolvimento dos seus projetos voltados ao envelhecimento ativo.

O Emirado se tornou membro da Rede em setembro do ano passado e fez um grande esforço para conscientizar as organizações da cidade que participam do programa.

Veranópolis, que também se juntou à Rede no ano passado, será representada nessa conferência internacional pelo Prefeito Dr. Waldemar de Carli e pela Presidente da seção Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria, Dra. Berenice Werle.

Ambos fazem parte da equipe que liderou a pesquisa de avaliação inicial da cidade que obteve respostas de mais de mil cidadãos veranenses.

A pesquisa, realizada entre outubro de 2015 e março de 2016, serviu como base para o desenvolvimento de um plano estratégico de ações que estão sendo implementado. Quem coordena a iniciativa em Veranópolis é o Conselho Municipal do Idoso, presidido pela Dra. Neide Bruscato.

Nos últimos dois anos, o Grupo CPFL Energia direcionou aproximadamente R$ 6 milhões em recursos incentivados para projetos de responsabilidade social que beneficiam crianças e adolescentes, idosos, pessoas com câncer e com deficiência.