cafe filosófico

Villa-Lobos é tema de música erudita na CPFL Cultura Campinas

A CPFL Cultura inicia sua programação 2009 em Campinas com a série de música erudita contemporânea Viva Villa Hoje, que apresentará variações livres e atuais em torno de Villa-Lobos. Com curadoria do jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, as apresentações acontecerão aos sábados, sempre às 20h, na CPFL Cultura em Campinas (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera).

Matérias sobre o módulo
O encontro de Villa-Lobos e Igor Stravinsky
Daniel Murray e a paixão de infância por Villa-Lobos
Esculturas sonoras na CPFL Cultura

Especial interativo
50 anos sem Villa-Lobos

Módulo
Viva Villa Hoje

Eventos
Música contemporânea – Concertos CPFL ao vivo – Villa-Lobos landscape – Grupo Sonax
Música erudita – Villa’s Voice
Música erudita – Villa-Lobos Landscape
Música erudita – Villa em Movimento
Música erudita – A Sagração segundo Villa

“Como ele agiria hoje ao capturar as mil e uma fontes sonoras que nos rodeiam? Vestir-se de Villa-Lobos, assumir sua largueza infinita na prática da liberdade. Construir, com fragmentos, um novo Villa, nem erudito nem popular. Ou melhor, erudito e popular, numa ultrapassagem dialética desta oposição que gera uma música sem adjetivos. Profundamente atual. Que olha para o futuro. E o que é melhor, essencialmente brasileira”, adianta o curador sobre a série.

A primeira apresentação de Viva Villa Hoje será “Villa’s Voice”, com Bruce Henri Quarteto. Participarão ainda dos encontros seguintes o Grupo Sonax, em “Villa-Lobos Landscape”; Daniel Murray (violão e manipulação eletrônica) e Joaquim Abreu (percussão), em “Villa em Movimento”; e Projeto B, em “A Sagração segundo Villa”.

Curadoria

João Marcos Coelho trabalhou na Folha de S. Paulo e foi crítico musical da Folha, Veja, Isto É e O Estado de S. Paulo. Editou a revista Diapason – Temporada Brasil 2006, apresenta há quatro anos o programa O Que Há De Novo, na Radio Cultura FM de São Paulo. É articulista do Caderno 2, de O Estado de S. Paulo, e colaborador do suplemento Eu & Fim de Semana, do jornal Valor Econômico, e da revista Concerto. Autor do livro No Calor da Hora – música e cultura nos anos de chumbo (Editora Algol, 2008).

Todas as apresentações têm entrada gratuita, com distribuição de ingressos no local, uma hora antes de cada apresentação. A CPFL Cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera. Mais informações em nossa programação ou pelo telefone (19) 3756-8000.