cafe filosófico

Vencedor do prêmio CPFL Energia/É Tudo Verdade é escolhido melhor documentário pela APCA

O filme “Cidadão Boilesen”, de Chaim Litewski, vai receber o prêmio de melhor documentário de 2009 da Associação Paulista de Críticos de Artes, a APCA. “Cidadão Boilesen” também venceu neste ano a Competição Brasileira de Longa e Média-Metragem do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, recebendo o prêmio CPFL Energia/É Tudo Verdade, no valor de R$ 100 mil. O documentário analisa a trajetória de Henning Albert Boilesen (1916-1971), empresário que teve seu nome ligado ao financiamento da repressão política durante a ditadura militar.

Veja também
Amir Labaki recomenda o vencedor da Competição Brasileira de Longa e Média-Metragem do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários em sua coluna de fim de ano no jornal Valor

Os vencedores da APCA foram anunciados no Sindicato dos Jornalistas, em São Paulo no dia 7 de dezembro. Chaim Litewski deve receber o prêmio pelo seu filme em uma cerimônia no dia 6 de abril de 2010, no Teatro Paulo Autran. Outros vencedores deste ano incluem Ney Matogrosso (show), “Memória da Cana” (peça de teatro adulto), “A Festa da Menina Morta” (filme ficção), Museu Afro-Brasil (iniciativa cultural), Osgemeos (mostra), Céu (cantora), Lenine (compositor), “Capitu” e “Som & Fúria” (séries de TV).

O prêmio da APCA existe desde 1956. Todo ano os críticos de São Paulo elegem os nomes que se destacaram em Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.