cafe filosófico

Marcelo Tas participa do Café Filosófico CPFL em agosto

O Café Filosófico CPFL receberá em agosto o comunicador e jornalista Marcelo Tas, para ancorar e comandar a série de encontros que terão como tema o “Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas”. Os eventos acontecerão às sextas-feiras de agosto, às 19h, na CPFL Cultura, em Campinas, com transmissão ao vivo no site www.cpflcultura.com.br/aovivo.

O acesso a tantas informações provoca diversos estímulos, dúvidas, angústias e mudanças na forma de nos educar, amar, fazer negócios, entre outros processos, já que os responsáveis por transformar toda esta informação em conhecimento somos nós mesmos. Nos encontros, Marcelo Tas propõe discussões sobre o aprimoramento da troca de conhecimento e o direcionamento das buscas no contexto da revolução digital, veloz e turbulenta.

Os encontros terão nomes como o artista Jorge Mautner, a especialista em tecnologia, marketing e arte, Martha Gabriel e o diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, Ronaldo Lemos. As apresentações acontecerão nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto, na cpfl cultura, em Campinas.

Programação

Série: Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas.
Curadoria: Marcelo Tas

6/8 – sexta-feira – 19h: Nova renascença ou fim da picada?
Com Marcelo Tas

Cada vez mais, nossas relações são mediadas por ferramentas digitais: a política, a educação, as relações sociais e amorosas, os negócios. O mundo vive cada vez mais on-line, trocando informação numa rede em tempo real. Somos a geração que testemunha e é cobaia de uma importante transição tecnológica: do analógico para o digital. É um tempo de aceleração de velocidade e variedade na publicação das informações e do conhecimento compartilhado, onde cada um pode ser o autor de sua obra fictícia ou não. Como confiar e conviver no caldo cultural gerado por tantas possibilidades e ruídos? Quais os nós dramáticos desta história? Estamos diante de uma nova renascença ou diante do fim da picada?

13/8 – Navegar no Caos
Com Jorge Mautner e presença de Marcelo Tas

Um recorte filosófico da comunicação através da história: do nascimento da civilização, através do alfabeto, do comércio e das navegações ao Twitter. A cibernética pode nos levar em direção a um mundo onde predomina a criação e o humanismo? Qual a contribuição do Brasil, e sua mistura de raças e contradições, nesse era de caos digital?


20/8 – A Era da Busca: oráculos digitais
Com Martha Gabriel e presença de Marcelo Tas

Qual a importância da busca na vida humana? Como a crescente utilização dos ambientes digitais online, tanto móveis quanto desktop, interferem na orientação do que buscamos? Questões sobre privacidade, controle, poder, são abordados, mostrando a influência que os buscadores digitais (Google, Yahoo, etc.) exercem sobre o cotidiano das pessoas e a sociedade, funcionando como verdadeiros oráculos. Os oráculos digitais.

27/8 – Liberdade para os BITs
Com Ronaldo Lemos e presença de Marcelo Tas

Em pauta, o impacto da tecnologia em universos distintos, do Sillicon Valley às periferias globais. Neste contexto, por meio da música e das transformações da mídia e da indústria cultural, quais as tendências para um futuro próximo? É viável sonharmos com a organização, justiça e aprendizado de navegar bem no caos?

Serviço – Café Filosófico CPFL
Datas: sextas-feiras de agosto
Horário: a partir das 19h
Local:
cpfl cultura – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632 – Chácara Primavera – Campinas
Participação: Gratuita, por ordem de chegada a partir das 18h. Classificação: 14 anos Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000.

Compartilhe: