Música

as veias sonoras abertas da américa latina em nosso novo site de música

No dia 10 de outubro de 2015, Renato Braz e o Quarteto Maogani realizaram, na Sala Umuarama do Instituto CPFL, o concerto Canela – As músicas da América Latina, dentro da série Os mundos de Mário de Andrade e a contemporaneidade.

Confira os áudios dessa série:

A voz de timbre inconfundível de Renato Braz, acompanhada pelo Quarteto de violões Maogani, propõem uma panorâmica da canção latino-americana, mostrando as características diferentes e sempre encantadoras que ela assume conforme a geografia, seja o “joropo” venezuelano, a “tonada” chilena, a valsa peruana ou a milonga porteña.

A série Os mundos de Mário de Andrade e a contemporaneidade teve curadoria da regente Simone Menezes e contou com um roteiro musical que saiu do Brasil e passou pela Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Venezuela e Cuba – muitas destas canções e melodias constituem produtos das matrizes que encantaram Mário de Andrade, em seu ideário de construção de uma música nacional brasileira a partir da realidade latino-americana – distanciando-se das matrizes europeias.

Essa e outras séries do nosso programa Música Contemporânea (há 13 anos, a única série brasileira regular de concertos dedicados à música do nosso tempo) estão disponíveis em áudio em nosso mais novo canal digital: o site musicacontemporanea.com.br. 

Trata-se de um portal dedicado ao diálogo entre músicos, compositores e público, com livre acesso a gravações originais, entrevistas, curiosidades, áudios exclusivos, difusão de obras contemporâneas e de ensaios sobre compositores, obras e artistas.