Café Filosófico

melancolia, criatividade, liberdade e finitude: temas do café na tv no primeiro semestre de 2017

Confira todos os programas das séries do Café Filosófico CPFL exibidos na TV Cultura no primeiro semestre de 2017:

série | melancolia na vida cotidiana

série exibida na TV Cultura no mês de abril:


A julgar pelo empenho da indústria farmacêutica em vender as sempre novíssimas gerações de antidepressivos, é possível imaginar que o mundo ocidental vem sofrendo uma crescente epidemia de depressão. “Epidemia” esta, que cresce em razão direta dos lucros dos fabricantes de remédios. As quatro conferências quem compõem este módulo pretendem questionar esta certeza que já tem a força de uma nova ideologia. Somos todos candidatos potenciais à depressão? O consumo de remédios seria a única solução para nosso mal-estar cotidiano? A proposta desta série do Café Filosófico CPFL é produzir discursos críticos que, sem ignorar a melancolia contemporânea, busquem causas e apontem rumos diferentes daqueles propostos pela psicofarmacologia.

Assista aos programas.


série | criatividade em tempos de crise

série exibida na TV Cultura nos meses de abril e maio:

Qual a importância do ser criativo? Que contribuições a criatividade individual pode trazer para uma sociedade em constante transformação? Muitos autores pensaram a criatividade para tentar entender sua natureza, as condições de seu desenvolvimento e sua importância para a vida em geral. Nesta série do café filosófico: a busca pela compreensão do que seja a criatividade e de como, com ela e a partir dela, podemos fazer frente aos desafios da atualidade em crise.

Assista aos programas.


série | servidões voluntárias e involuntárias

série exibida na TV Cultura nos meses de maio e junho:

Servidões voluntárias e involuntárias: a quem nos entregamos depois de conquistar a liberdade? Será que nos damos conta do quanto abrimos mão, deliberadamente, da nossa liberdade? O tirano pode estar em um sistema politico, mas também em uma droga, uma tradição, um modismo, um mentor. No século XVI, o jovem Étienne de la Boétie, levantou uma série de questões que ainda hoje ecoam na nossa maneira de viver e que são debatidas nesta série do Café Filosófico CPFL, que teve a curadoria de Leandro Karnal.

Assista aos programas.


série | finitude e o desejo da finitude

série exibida na TV Cultura nos meses de junho e julho:

Por que falar de finitude? A cultura contemporânea ocidental parece querer negar a morte. Vivemos na fantasia da imortalidade? Se a realidade da morte evidencia a nossa finitude e temporalidade, é também diante da perspectiva da morte que surge a urgência da vida.

Assista aos programas.


o programa café filosófico cpfl é exibido todos os domingos na tv cultura, às 21h, com reprise às segundas, após o roda-viva.