cafe filosófico

Ética do mundo corporativo | Luiz Peres Neto e Bruno Bueno Quirino de Souza

Ética e consumo: olhar pós-moderno
Com Luiz Peres Neto, prof. do PPGCOM de Comunicação e práticas de consumo da ESPM, doutor e pós doutor em ciências políticas pela Universidade Autônoma de Barcelona.

O consumo serve para pensar. Trata-se de um espaço de sociabilidade onde criamos, aprofundamos ou reinventamos as nossas relações e vínculos sociais. É, em sentido amplo, uma manifestação cultural de um tempo e das práticas ritualísticas e simbólicas associadas ao mesmo. No entanto, frequentemente associa-se ao consumo, em especial à sua dimensão material, valores morais que atribuem a este uma conotação negativa. Confunde-se consumo com consumismo em meio à emersão de uma sociedade que se liquefaz, cultuando valores de excelência individuais e exaltando a racionalidade técnica pregada como valor universal. Neste contexto, contemporaneamente diversas organizações privadas passaram a defender a construção de uma redenção moral dos sujeitos a partir de um determinado tipo de consumo, chamado de “consciente”. Contudo, resta-nos indagar: há espaço para a ética em uma sociedade de consumo? Qual o papel das organizações na geração do debate sobre ética e consumo?


O consumo online: um mundo sem repressão social
Com Bruno Bueno Quirino de Souza, formado em Comunicação pela USP e pós-graduado em Ciências do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

A internet trouxe uma maneira nova de abordagem, exposição e compra de produtos e serviços. E isso tem consequências diretas sobre nosso comportamento de consumo.

Na internet o indivíduo pode consumir irrestritamente, pois não possui o olhar repressivo da sociedade e ainda, em muitos casos, se auto-justifica por meio da ideia do consumo ético. Essa mudança que o mundo online criou no consumo atinge diretamente os produtos e serviços que consumimos. A possibilidade de excluir o controle social sobre o consumo faz com que coloquemos outros desejos e necessidades em pauta.

Gravado em 18 de abril de 2013.