cafe filosófico

Enock Sacramento

Enock Sacramento é crítico de arte, membro da Associação Paulista de Críticos de Artes, Associaçao Brasileira de Críticos de Arte e da Association Internationale des Critiques d’Art, ONG reconhecida pela UNESCO e com sede em Paris. Foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Arte como o Crítico do Ano (Prêmio Gonzaga Duque), tendo recebido o diploma e troféu respectivos em maio de 2004 no CCBB/SP.

Jornalista profissional registrado no Ministério do Trabalho sob nº 10.245, começou a atuar em fins da década de 50, em Belo Horizonte. Nos anos 70 trabalhou no jornal “O Estado de S. Paulo” como Chefe da Sucursal do ABC, com sede em Santo André, estendendo seus serviços ao “Jornal da Tarde” e “Rádio Eldorado”. Como crítico de arte, começou a atuar no Diário do Grande ABC, em 1963, colaborando com várias publicações entre as quais as revistas “Casa Vogue” e “Ventura”.

Com larga experiência no campo das artes visuais, Enock Sacramento participou da Comissão de Seleção e Premiação de 110 Salões de Arte, prefaciou mais de 200 catálogos de exposições, fez a curadoria de mais de 40 exposições,  publicou cerca de 800 artigos na imprensa e é autor de 12 livros sobre arte brasileira, o último dos quais é “Sacilotto”, São Paulo, 2001.
 
Ocupou numerosos postos em instituições  culturais entre os quais o de membro do Conselho de Desenvolvimento Cultural do Estado de São Paulo (1996-97) e da CAAPC-Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais da Prefeitura Municipal de São Paulo (1995-2001).

Curador das exposições itinerantes do CCBB/SP – Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo desde julho de 2007, tendo realizado de agosto a dezembro de 2007, 36 exposições em São Paulo.