Social

Melhores do Ano do atletismo da Orcampi tem festa no Café Filosófico CPFL

Premiação de 2017 reforça caráter formador do projeto que tem nos atletas da elite o espelho para crianças e adolescentes

Homenagem aos patrocinadores e parceiros (foto: @zenetofotografia)

 

A premiação dos melhores do ano do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL)/Orcampi, uma das principais forças do esporte brasileiro, destacou os atletas com resultados relevantes na temporada de 2017. A festa foi realizada no dia 15 de dezembro de 2017, no Café Filosófico CPFL. O local foi palco para atletas, treinadores, vários profissionais ligados ao atletismo e familiares.

Foram premiados os adultos, que fazem parte da equipe de elite, mas também os atletas das categorias de base (sub-16, sub-18, sub-20 e sub-23) e da escolinha, deixando clara a filosofia formadora do trabalho desenvolvido em Campinas e que tem o Instituto CPFL como um dos parceiros.

De forma conjunta, os atletas fizeram um agradecimento aos patrocinadores e apoiadores. Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL, falou da importância do projeto e de investir no desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte. “Visitei o projeto e uma atleta me disse que estava fazendo de tudo para obter resultados e dar retorno. Sabemos que o importante é dar oportunidades. O projeto é para isso, mas eles ainda trazem resultados”, contou.

Vanderlei e Lucas, da Escola de Formação (@zenetofotografia)

Como equipe, a Orcampi também foi terceira colocada no Troféu Brasil, principal competição de clubes do país, realizado em junho.

Também entre os atletas sub-20, Ítalo Matheus Barbosa de Araújo teve reconhecido o seu importante resultado na temporada – ele conquistou a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano de Trujillo (Peru) na prova dos 800 m.

Ítalo, assim como os demais participantes, recebeu o certificado das mãos de Vanderlei Cordeiro de Lima, criador do IVCL, medalha de bronze na maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004, único brasileiro que possui a medalha Pierre de Coubertin (honraria reservada a atletas com alto grau de esportividade e espírito olímpico) e que acendeu a pira olímpica nos Jogos do Rio, em 2016.

Ainda mais jovem, Bruno Benedito da Silva, da categoria sub-18, foi um dos premiados entre os Melhores do Ano. O velocista foi campeão com o revezamento 4 x 400 m misto no Mundial de Nairóbi, no Quênia – a prova será incluída no programa olímpico nos Jogos de Tóquio, em 2020. Bruno também foi 6º colocado na final dos 400 m.

“Todos os premiados têm o mesmo perfil. São jovens, determinados, disciplinados e estão aproveitando a oportunidade que o esporte está lhes dando”, ressaltou Evandro Lázari.

Na Escola de Formação, Lucas Venezian foi premiado pelo empenho e pelos resultados no atletismo, e também por ser assíduo nas atividades fora da pista, como palestras para ajudar crianças e adolescentes com informações e ensinamentos para a vida. Lucas fez o discurso em nome da Escola de Formação.

@zenetofotografia

Vanderlei Cordeiro de Lima e Italo Matheus

Ganharam atenção do auditório os atletas que terminaram a temporada de 2017 entre os dez melhores do ranking nacional, como Kleidiane Barbosa Jardim, campeã dos 1.500 m no Troféu Brasil, e que conseguiram destaque em disputas internacionais, como Lucas da Silva Carvalho, dos 400 m, campeão do Troféu Brasil e integrante da seleção brasileira que foi ao Mundial de Londres, em agosto.

Os integrantes da equipe técnica também foram lembrados, graças ao trabalho que garante o desenvolvimento dos atletas – Alex Lopes, Aline Silva, Bruno Cabral, Celso Ficagna, Evandro Lazari, Fernando Lina, José Vicente dos Santos Filho, Sinval Oliveira e Tiago Florêncio Bueno. Além deles, foram homenageados os profissionais que atuam com os atletas, os Pais Amigos do IVCL e os Amigos do IVCL.