cafe filosófico

Cidades, sem água e sob águas: desafios para 2014

Curadoria: Oscar de Moraes Cordeiro Neto

Cidades não existem sem água. Água tratada, segura e perene para saúde de seus habitantes; águas servidas, adequadamente coletadas e tratadas, devolvidas à natureza. Águas limpas nos córregos e mananciais para o equilíbrio ambiental e para qualidade de vida da população. Águas calmas e comportadas nos rios e nos canais urbanos, sem inundar ruas e casas.

No entanto, cidades brasileiras têm tido constantes problemas com a água: racionamentos, desperdícios, poluições diversas, secas e inundações. Que problemas com água as cidades-sedes da Copa 2014 enfrentarão? Convivência harmoniosa ou conflituosa relação?

A proposta desta série é identificar e discutir medidas necessárias para garantir maior sustentabilidade na relação água-cidade, considerando o processo de mobilização e planejamento, já em curso, que culminará com a realização da Copa do Mundo, no Brasil, em 2014.

A série se desenvolverá no decorrer de quatro encontros que sucessivamente buscarão: a) discutir a natureza e a diversidade dos problemas da água nas grandes cidades brasileiras; b) apresentar os problemas específicos das cidades-sedes da Copa 2014, assim como soluções previstas e possíveis; c) avaliar como o processo de planejamento para realização da Copa pode ser a oportunidade de repensar as formas de convivência do homem com o ambiente urbano; d) identificar medidas de uma agenda sustentável para as cidades-sedes da Copa 2014.