Exposição

felipe chaimovich fala sobre a curadoria de “paisagem na coleção do mam”

Imagem: Reprodução da obra de Emídio de Souza

“A paisagem na arte moderna começou com a pintura ao ar livre. Os artistas faziam quadros rápidos, aproveitando o momento. Mas, ao invés de transformá-los em produtos longamente retrabalhados em ateliê, passaram a apresentar o resultado dessa pintura feita no calor da hora como obra acabada. Desde então, as impressões subjetivas do artista passaram a se confundir com o tema figurado, mesmo em se tratando de uma paisagem.

Nesta exposição, apresentamos uma seleção de paisagens da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, mostrando diversos caminhos trilhados por artistas que buscam o encontro entre a imagem de lugares objetivos e a expressão da subjetividade. Em algumas obras, o local figurado pode ser reconhecido, mesmo modificado por impressões pessoais de quem o figurou; noutras, a subjetividade domina a cena, havendo apenas uma alusão ao lugar que inspirou a paisagem produzida.

Para enfatizar a diversidade dos caminhos possíveis, reunimos também técnicas diversas, desde as mais consagradas, como a pintura, até outras experimentais, como um carimbo aplicado sobre a parede. A possibilidade de o artista trabalhar a própria subjetividade perante a paisagem é ampliada pela expansão contínua das técnicas na arte: assim, convidamos o público a passear por estas paisagens inventadas e a imaginar novas trilhas possíveis.”