Café Filosófico

Café Filosófico CPFL estreia série sobre o futuro do planeta na TV Cultura

A partir do trabalho do sociólogo e filósofo Edgard Morin, a série “Nossa Cidadania Terrena” tem curadoria do especialista em meio ambiente, Ricardo Voltolini, e vai refletir sobre o futuro do planeta; o Café na TV vai ao ar pela TV Cultura, aos domingos, 19h

Na foto: Ricardo Voltolini, especialista em meio ambiente. 

Café Filosófico CPFL estreia neste domingo (6), na TV Cultura, uma série inédita que vai tratar do futuro do planeta. Clima, sociedade, consumo e muitos outros fatores questionam o futuro saudável da Terra e, com base no trabalho desenvolvido pelo sociólogo e filósofo, Edgard Morin, para a UNESCO, o especialista em meio ambiente, Ricardo Voltolini, convida para uma reflexão sobre o modo como a humanidade lida com o planeta na série Nossa Cidadania Terrena, da qual é curador. O Café na TV vai ao ar aos domingos, às 19h, com transmissão online e ao vivo pelo canal do Café.

O sociólogo e filósofo Edgar Morin sistematizou, a pedido da UNESCO, em 1999, um conjunto de reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação deste milênio. O trabalho gerou o livro “Os sete saberes necessários para a educação do futuro”, a partir do qual o jornalista e especialista em meio ambiente, Ricardo Voltolini, convida a pensar a “Nossa Cidadania Terrena”.

A proposta desta nova série do Café na TV é refletir sobre o modo de vida no planeta, a interação com ele, com o outro e com a comunidade, a maneira como se lida com a natureza e também a economia. As reflexões pretendem elucidar o seguinte questionamento de Voltolini: “O que é preciso para que tenhamos não apenas um futuro melhor, mas um presente possível?”.

Conheça os episódios de novembro:

06/11: Somos nossa identidade terrena, com Ricardo Voltolini, especialista em meio ambiente 

Em um mundo de crise climática, econômica, social e ética, a compreensão da condição humana da cidadania planetária pode ser o primeiro passo para uma transformação rumo a um futuro de fato sustentável. Neste programa, e tendo como base os pensamento de Morin, Ricardo Voltolini chama a atenção de que a mudança efetiva só acontece quando há decisão de mudança e educação voltadas para a transformação. “É preciso desenvolvermos consciência sobre nossos atos e de que forma o modo como nos relacionamos com a natureza e o mundo é capaz de alterar um futuro que se mostra nada promissor”, explica Voltolini.

13/11: Somos nosso clima, a nossa natureza, com com José Marengo, meteorologista 

Há uma emergência climática. O estilo de vida, a estrutura social e econômica em vigência está prejudicando não apenas a ideia de um futuro melhor, mas já afeta o presente. Neste episódio, o meteorologista peruano radicado no Brasil há mais de 20 anos, José Antonio Marengo Orsini, vai debater questões acerca de uma situação de crise global é inevitável, questionando quais medidas estão sendo tomadas por aqueles que se encontram no poder. O que estão fazendo os governos e gestores? O que é preciso ser feito para que todos se conscientizem da urgência climática e que também somos responsáveis? Responsáveis pela crise, mas também pelas possíveis mudanças. Afinal, somos capazes de desacelerar a emergência climática?

20/11: Somos a nossa comunidade, com Nilton Bonder, rabino

A partir do que Edgar Morin pondera sobre vivermos numa única casa, a Terra como pátria e que precisamos desenvolver a noção de uma identidade e cidadania terrenas, o rabino NIlton Bonder revela que há milênios já existia, no pensamento abraâmico, este desejo de se construir uma perspectiva de consciência coletiva, humana, e que isso hoje nos desafia também pela sua urgência.

27/11: Reflexões para produzir uma sociedade autocrítica e sustentável, com Nilton Bonder, rabino

A noção de comunidade terrena propõe desafios cotidianos e em vários sentidos. É algo que exige muito de cada um e talvez seja necessário desconstruir jeitos de viver e valores postos até aqui. Implica, em primeiro lugar, em  compreender a importância de se construir um vínculo comunitário e, neste sentido, o rabino Nilton Bonder chama a atenção para o quanto alimentamos aquilo que ele nomeia como “energias sujas”, como controle e prazer, ao invés de “energias limpas”, como graça e servir. Neste programa, Bonder aponta a educação como um novo percurso para produzir uma sociedade mais autocrítica e sustentável.

O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online e programas de televisão. O programa vai ao ar na TV Cultura, aos domingos, às 19 horas, e tem classificação de 14 anos.