Café Filosófico

arquivo: série do café na tv sobre ecologia humana

O programa Café Filosófico CPFL é exibido na TV Cultura todos os domingos, às 21h, e reprisado às segundas depois do Roda Viva. Assista:

__

Série exibida em agosto e setembro de 2017: Ecologia Humana, com curadoria de Cláudio Mello Wagner.

Para conhecer uma cultura é preciso observar seus valores e práticas. O que é descartado e excluído também fala sobre ela, revela o que considera sem valor. E isto vale para as relações com a natureza e entre os homens. Qual lugar nossa sociedade reserva para os “indigentes”, “drogados”, “doentes mentais” e até mesmo os idosos? Esta série do Café Filosófico CPFL na TV Cultura nos convoca a uma reflexão sobre os desafios da ecologia humana.

Confira os programas da série:

__

exibido em 20/08 | dom | 21h
Indesejáveis até que ponto?
com Claudio Mello Wagner
O pensamento ecológico trouxe as questões ambientais para a ordem do dia mas parece que não estamos dedicando a mesma atenção à “ecologia humana”. Confira mais detalhes.

__

exibido em 27/08 | dom | 21h
Psicanálise nas ruas
com Jorge Broide
Que vida é essa que habita as nossas calçadas? Quando os grandes laços: família, trabalho, por exemplo, foram todos desfeitos existe ainda um fio invisível capaz de sustentar uma vida. Qual? Confira mais detalhes.

__

exibido em 03/09 | dom | 21h
O paciente psiquiátrico na cena contemporânea
com Alfredo Simonetti
A história traz através do tempo e das culturas, diferentes formas de ver e de tratar a loucura e os pacientes psiquiátricos. Mas se tradicionalmente a psiquiatria se ocupava das patologias mentais graves, nos últimos tempos ela passou a ser quase um lugar comum do nosso cotidiano. Confira mais detalhes.

__

exibido em 10/09 | dom | 21h
Velhice potência de vida ou sinônimo de lixo social?
com Ruth Lopes
O que é a velhice? Quase sempre essa ideia vem acompanhada de palavras nada gentis: decadência, inutilidade, dependência. O envelhecimento traz sim algum declínio em relação ao corpo jovem e sofre também preconceito social. Confira mais detalhes.

__