Café Filosófico

arquivo: série do café na tv sobre criatividade em tempos de crise

série | criatividade em tempos de crise

série exibida na TV Cultura nos meses de abril e maio:

Qual a importância do ser criativo? Que contribuições a criatividade individual pode trazer para uma sociedade em constante transformação? Muitos autores pensaram a criatividade para tentar entender sua natureza, as condições de seu desenvolvimento e sua importância para a vida em geral. Nesta série do café filosófico: a busca pela compreensão do que seja a criatividade e de como, com ela e a partir dela, podemos fazer frente aos desafios da atualidade em crise.


exibido na TV Cultura em 30/04 | dom | 22h
Criatividade transformadora: expressão de uma força vital
com André Martins

Na vida, somos afetados o tempo todo. É preciso conhecer os afetos que nos mobilizam e aqueles que inibem nossa ação e criatividade. A interação com ambientes favoráveis, desde a infância, aumenta a nossa confiança interna e o nosso potencial criativo; por outro lado, ambientes hostis nos tornam reativos e defensivos em relação ao novo. Neste programa o filósofo e psicanalista André Martins, curador desta série, recorre à teoria psicanalítica do brincar de Winnicott e às contribuições filosóficas de Spinoza e Nietzsche, trazendo pistas de como despertar a criatividade que reside em cada um de nós.


exibido na TV Cultura em 07/05 | dom | 21h
Criatividade e desglobalização
com Rodrigo Cebrian

O mundo globalizado, conectado, nos trouxe a sensação de maior proximidade. Nos sentimos vizinhos de pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós. Nossos hábitos e costumes parece que não são mais tão diferentes assim. Em que medida esse panorama influencia nossa vida criativa? Para falar sobre isso Rodrigo Cebrian traz sua experiência como diretor de televisão e sua visão sobre criatividade.


exibido na TV Cultura em 14/05 | dom | 21h
Criatividade humana e a crise da contemporaneidade
com Carlos Plastino

Se no mundo moderno a razão era a chave para a compreensão da realidade, como a descoberta do inconsciente, da intuição, do insight, poderiam encontrar seu lugar? Como poderiam conviver determinismo e criatividade? O que acontece quando uma sociedade começa a questionar suas certezas? Em que medida novas descobertas, que contrariam o que até então se acreditava como verdades, conseguem revolucionar o mundo? Carlos Plastino traz essas reflexões a partir da psicanálise.


o programa café filosófico cpfl é exibido todos os domingos na tv cultura, às 21h, com reprise às segundas, após o roda-viva.