Lupa da alma é a nova série do Café Filosófico CPFL na TV Cultura
Com episódios inéditos e curadoria da psicanalista Maria Homem, a série também traz a filósofa Viviane Mosé e debate a maximização de emoções causada pela pandemia; estreia ocorre neste domingo (13), às 19h
O Café Filosófico CPFL estreia, no próximo domingo (13), na TV Cultura, uma nova série intitulada “Lupa da Alma”, com a curadoria da psicanalista Maria Homem. Composta por três programas, a série analisa a pandemia como uma lente de aumento sobre aquilo que acontece em casa, na cidade, no país, no planeta. Além de episódios com a curadora, também participa do debate a filósofa Viviane Mosé.
“A pandemia tornou as crises mais agudas. As emoções parecem estar à flor da pele. Essa experiência que nos é comum parece funcionar como uma lupa da alma, magnificando os eventos e permitindo ver aquilo que estava oculto”, explica Maria Homem.
Episódio de estreia
No primeiro episódio, a psicanalista Maria Homem lança um olhar psicanalítico sobre o impacto do vírus nas vidas de todos. “Com a pandemia, as emoções ficaram por um fio, como se tivessem obtido um passe livre para circular sem controle. Como não escutar esse caos que parece explodir em forma de revelação?”.
Segundo a psicanalista, bilhões de pessoas, neste mundo globalizado, enfrentam simultaneamente o mesmo vírus, o que torna este momento um grande laboratório subjetivo da história humana. O episódio “Quarentena-revelação: um mergulho em quem somos, como vivemos e o que poderemos criar” fará um mergulho sobre o eu: conflitos e insights, o círculo da intimidade e as relações.
O programa vai ao ar aos domingos, pela TV Cultura, às 19 horas.
Confira as datas de exibição:
Dia 13/06 – domingo, 19h: Quarentena-revelação: um mergulho em quem somos, como vivemos e o que poderemos criar, com Maria Homem
Dia 20/06 – domingo, 19h: Quarentena-revelação: em debate, com Maria Homem
Dia 27/06 – domingo, 19h: A pandemia e o valor da vida, com Viviane Mosé e Maria Homem