cafe filosófico

Vitória Rosa, do IVCL Orcampi, encerra temporada de excelentes resultados no Sul-Americano sub-23

Velocista de 22 anos melhorou suas marcas durante o ano e bateu o recorde sul-americano da categoria nos 200 m do Troféu Brasil; competição continental será realizada na altitude de Cuenca (Equador), no fim de semana (29 e 30/9/2018)

 

A temporada 2018 do atletismo termina neste fim de semana, com a disputa do Campeonato Sul-Americano sub-23, na altitude de Cuenca – a cidade equatoriana está 2.560 metros acima do nível do mar. Essa condição geográfica pode ajudar a velocista Vitória Rosa, da Orcampi, equipe do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima que conta com o apoio do Instituto CPFL, a encerrar o ano com novas melhores marcas pessoais. “Quem sabe alguma surpresa me espera por lá?”, disse Vitória, de 22 anos, treinada por Katsuhico Nakaya.

Vitória Rosa
(Osvaldo F./Orcampi)

Vitória chega ao campeonato como recordista sul-americana sub-23 dos 200 metros – a marca de 22s73 foi conquistada na semifinal do Troféu Brasil, em 15 de setembro. Também bateu, neste ano, o recorde brasileiro sub-23 dos 100 metros, com a marca de 11s03 (a terceira melhor do país na história da prova), conquistada em Guadalajara (ESP) no dia 6 de julho.

“Esse é meu último ano de sub-23 e as minhas expectativas para o Sul-Americano são as melhores. Quero aproveitar ao máximo a altitude, condição muito boa para as provas de velocidade. Não quero só ganhar as provas, mas quero alcançar as melhores marcas possíveis. Sei que não será fácil, porque a Angela Tenório, que é do Equador, vai estar participando. E todas as atletas vão em busca do mesmo objetivo”, afirmou Vitória. Angela Tenorio, também de 22 anos, era a antiga dona do recorde sul-americano dos 200 m (22s84), e ainda é a recordista dos 100 m – alcançou 10s99 em 2015 e, na época, tornou-se a primeira mulher sul-americana a correr abaixo dos 11 segundos.

Além de melhorar suas marcas pessoais e bater recordes da categoria, Vitória também foi ao pódio de todas as competições internacionais que disputou e garantiu três ouros no Troféu Brasil: nos 100 m, nos 200 m e no revezamento 4×100 m. Antes do torneio nacional, havia disputado a Copa Continental, em Ostrava (República Checa), e como representante do Time Américas foi campeã do revezamento 4×100 m. A velocista também ganhou os 100 m e os 200 m no Campeonato Ibero-Americano de Trujillo (Peru), em agosto; foi campeã dos 100 m no GP Brasil, etapa do IAAF World Challenge, em julho; e venceu os 200 m nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba (Bolívia), em junho.

Também campeã do Troféu Brasil, Juliana de Menis Campos, do salto com vara, busca o bicampeonato sul-americano sub-23. Na edição de Lima (Peru), em 2016, ela venceu com a marca de 3,90 m. O resultado obtido dois anos atrás mostra o quanto a atleta, treinada por Elson Miranda, evoluiu: neste ano, Juliana bateu o recorde brasileiro sub-23 em três oportunidades. A saltadora de 21 anos (completará 22 em outubro) alcançou a marca de 4,56 m em junho, na cidade espanhola de Castellón, tornando-se a segunda melhor atleta do salto com vara do Brasil. Juliana também foi campeã do Ibero-Americano (4,40 m) e prata nos Jogos Sul-Americanos (4,20 m).

Ainda na velocidade, o Brasil terá como destaque a jovem Tiffani Beatriz Domingos. Ainda juvenil, com 19 anos, a atleta dos 400 metros é vice-líder do ranking sul-americano sub-23. Seu melhor resultado da carreira (52s85, recorde brasileiro) foi conquistado no Brasileiro sub-20 e qualificou para o Mundial da categoria, na Finlândia, onde alcançou a semifinal. No Troféu Brasil, Tiffani conquistou o bronze com o resultado de 53s04. A velocista é treinada por Evandro Lázari, que está em Cuenca como treinador-chefe da equipe brasileira – além dele, Jorge Rodgério Marcos, também técnico do IVCL Orcampi, faz parte da equipe do Brasil.

Confira os atletas IVCL Orcampi que estarão no Sul-Americano Sub-23:

– Bruno Benedito da Silva (400 m)
– Bruno Spinelli (salto com vara)
– Cleverson Oliveira (lançamento do disco)
– Pedro Luiz Barros (lançamento do dardo)
– Vitória Rosa (100 m e 200 m)
– Tiffani Beatriz Domingos (400 m)
– Juliana de Menis Campos (salto com vara)
– Isabel Demarco de Quadros (salto com vara)

A equipe de atletismo IVCL Orcampi tem patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL.

Saiba mais em www.facebook.com/ivcl.orcampi e instagram.com/ivcl_orcampi