Café Filosófico

arquivo: série do café na tv sobre finitude

série | finitude e o desejo da finitude

série exibida na TV Cultura nos meses de junho e julho:

Por que falar de finitude? A cultura contemporânea ocidental parece querer negar a morte. Vivemos na fantasia da imortalidade? Se a realidade da morte evidencia a nossa finitude e temporalidade, é também diante da perspectiva da morte que surge a urgência da vida.


exibido na TV Cultura em 18/06 | dom | 21h
Finitude e a revolução da longevidade
com Alexandre Kalache

A longevidade é uma realidade. Estudos mostram que estamos vivendo trinta anos mais do que os nossos avós, e que nossos filhos e netos viverão ainda mais; uma revolução que está impactando a vida de todos nós. O médico Alexandre Kalache, curador desta série, nos mostra o que essa revolução traz de implicações para nós, indivíduos, e para a sociedade. E alerta para o fato de que devemos nos preparar ao longo do curso da vida, e isto significa até a nossa finitude.


exibido na TV Cultura em 25/06 | dom | 21h
Cuidados Paliativos: ciência e proteção ao fim da vida
com Cláudia Burlá

Não é fácil lidar com a morte; não é pra ninguém. Mas ela é fato, faz parte da vida. E para amenizar a dor de quem parte, ou dos que ficam, é preciso aprender a encarar o fim de uma vida. Hoje existe um modo especial de acompanhamento de pessoas com doenças prolongadas e incuráveis para aliviar o sofrimento inclusive dos familiares. São os chamados cuidados paliativos. Envolve uma questão ética, da dignidade e do bem estar de cada ser humano e, também, de ampliar o olhar da ciência, para tornar este processo de cuidados ao fim da vida uma realidade cada vez mais presente. 


exibido na TV Cultura em 09/07 | dom | 21h
Direitos na finitude: a lei pela bioética
com Maria Aglaé Tedesco

O historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto, nos conduz aos tempos da ditadura militar e ao processo de reconstrução de nossa democracia. Já passados 30 anos, após conquistas como: a lei da Anistia, volta dos exilados, fim da censura, manifestações de rua, diretas já…, como há, ainda hoje, vozes pedindo a volta dos militares? Por que tantos suspiram pela volta do chicote? Onde e como ficaram as memórias da ditadura no processo de construção de nossa liberdade democrática?


exibido na TV Cultura em 16/07 | dom | 21h
Finitude e o sentido da vida
com Ligia Py

A tensão que existe entre a certeza da finitude e o desejo da infinitude leva o ser humano a construir ilusões de imortalidade. Mas a consciência da finitude pode convidar à realização de sonhos, à invenção de outros destinos com outras significações. À mercê da fragilidade da vida, vamos aprendendo que a existência finita é pautada em ganhar e perder, construir e destruir, sofrer e gozar até o último o final. A vida é oportunidade de fazer escolhas, construir um caminho e deixar um legado. 


o programa café filosófico cpfl é exibido todos os domingos na tv cultura, às 21h, com reprise às segundas, após o roda-viva.