cafe filosófico

39ª mostra internacional de cinema em sp | edição campinas

Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá exibições simultâneas dos filmes da 39ª edição do festival em Campinas (SP). As sessões – gratuitas – acontecem nos dias 26, 27, 28, 30 e 31 de outubro, em dois horários, às 19h e às 21h, na Sala Umuarama da CPFL Cultura.

Os ingressos para as duas sessões (19h e 21h) serão distribuídos, por ordem de chegada, a partir das 18h, nos dias de exibição dos respectivos filmes. serão disponibilizados 2 ingressos por pessoa.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2015, “Dheepan – O Refúgio” está entre os destaques da programação. Dirigido por Jacques Audiard (“O Profeta”, “Ferrugem e Osso”), o filme conta a história de três refugiados (um ex-soldado, uma jovem mulher e uma garota) que não se conhecem e fingem ser uma família para fugir da guerra civil no Sri Lanka e conseguir abrigo no subúrbio de Paris.

Trata-se, nas palavras de Audiard, de uma história de amor contada sob um ponto de vista diferente. “Não queria fazer um documentário sobre a guerra civil no Sri Lanka ou dos conjuntos residenciais franceses, mas usar a violência como pano de fundo”, disse o premiado diretor em Cannes.

Outro destaque que chega a Campinas é “Eraserhead”, filme de 1977 do cultuado diretor David Lynch preservado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York com financiamento da The Film Foundation, entidade criada há 25 anos por Martin Scorsese e homenageada deste ano na Mostra. O diretor de “Taxi Driver” e “Touro Indomável” é o autor da arte do pôster do festival – o desenho foi retirado do storyboard de seu próximo filme.

O primeiro filme da edição campineira da Mostra será exibido na segunda-feira, 26/10, às 19h. Será a animação “A Montanha Mágica”, uma coprodução da Romênia, França e Polônia dirigida por Anca Damian. O filme investiga as aventuras do alpinista e fotógrafo polonês Adam Jacek Winker (1937-2002), que lutou no Afeganistão ao lado dos mujahedin —combatentes, em árabe— contra os soviéticos nos anos 1980.

A edição campineira da Mostra tem também quatro títulos do Foco Nórdico, tema da tradicional seleção de produções recentes de países diferentes – no caso deste ano, os filmes virão da Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia. Haverá títulos também das seções “Competição – Novos Diretores”, “Retrospectiva”, “Apresentações Especiais” e “Perspectiva Internacional”, entre eles o documentário “Monty Phython – O Sentido da Vida ao Vivo”, de James Rogan e Roger Graef, sobre a lendária trupe de comédia britânica.

“Em mais de cem anos de atividades, a CPFL Energia se consolidou como uma empresa que gera, distribui e comercializa energia, mas também como um grupo que investe em cultura por entendê-la como uma fonte de energia vital para a organização da sociedade contemporânea. Desde 2003, desenvolvemos um amplo programa cultural que possibilita o encontro do público com os mais renomados artistas e intelectuais do país – seja pelas atividades presenciais, seja pela transmissão de nossos eventos pela internet, pelo rádio ou pela TV aberta. Esse repertório é o que permite refletir e compreender, da forma mais democrática possível, as complexidades do nosso tempo. Não é outro o papel da sétima arte, e é por isso que temos orgulho em colaborar com a realização da Mostra, integrando nossa sala de cinema em Campinas à programação deste que é um dos mais importantes festivais de cinema do país”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

Confira a programação completa para Campinas:

26/10
seg  | 19h
A MONTANHA MÁGICA
Anca Damian, 2015, 90 min, animação
Romênia/França/Polônia
(Perspectiva internacional)

A animação investiga as aventuras do alpinista e fotógrafo polonês Adam Jacek Winker (1937-2002), que lutou no Afeganistão ao lado dos mujahedin —combatente, em árabe— contra os soviéticos nos anos 1980.

seg | 21h
O HOMEM DE 100 ANOS QUE PULOU A JANELA E DESAPARECEU
Felix Herngrem, 112 min, ficção
Suécia
(Foco Nórdico – Apresentações Especiais)

Allan Karlsson, um homem de 100 anos de idade, pula de uma janela e desaparece. Ele embarca em uma inesperada jornada que envolve vários assassinatos e uma maleta cheia de dinheiro. Pouco depois, Karlsson coloca toda a nação de cabeça para baixo. Mas ele tem experiência nisso, pois já tinha feito a mesma coisa antes, só que com o mundo inteiro.

27/10
ter | 19h
HECTOR
Jake Gavin, 88 min, ficção
Reino Unido
(Competição – Novos Diretores)

Hector McAdams embarca em sua jornada anual da Escócia até um refúgio quente em Londres, onde camaradas e um jantar de Natal o esperam. Ciente de que talvez essa seja sua última viagem, ele escolhe caminhos que não percorria há anos para se reconectar com seu passado e aqueles que deixou para trás. A realidade sem uma casa não é fácil, mas Hector é resiliente e aceita as pessoas e a vida como elas são. Sua odisseia através do país lhe dá a chance de ter encontros com novos e velhos companheiros e de agitar suas memórias, seus ressentimentos e arrependimentos, além de criar esperanças para o futuro.

Ter | 21h
DHEEPAN – O REFÚGIO
Jacques Audiard, 115 min, ficção
França
(Perspectiva Internacional)

Para escapar da guerra civil no Sri Lanka, um ex-soldado, uma jovem mulher e uma garota fingem ser uma família. O trio acaba se estabelecendo em um projeto habitacional nos arredores de Paris. Eles mal se conhecem, mas tentarão construir uma vida juntos.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

28/10
qua | 19h
ERASERHEAD
David Lynch, 1977, 108 min, ficção
Estados Unidos
(Retrospectiva – The Film Foundation)

Henry Spencer vive em uma cidade industrial, em meio à fumaça, ao barulho e a prédios abandonados. Nesse cenário desolador, ele tem estranhas visões enquanto tenta sobreviver à raiva da namorada, Mary X, e aos gritos incessantes de seu filho recém-nascido, uma criança mutante.

Preservado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York com financiamento de Hollywood Foreign Press Association e The Film Foundation.

qua | 21h
GENTLEMEN
Mikael Marcimain, 2014, 141 min, ficção
Suécia
(Foco Nórdico)

Uma história sobre os irmãos Morgan, e sobre mentiras e verdades. Parte história de amor, parte suspense internacional, o filme é um conto épico de uma sociedade em mutação em meio ao jazz, à poesia, ao romance e à espionagem na Europa pós-guerra. Baseado no livro Gentlemen and Gangsters de Klas Östergren.

30/10
sex | 19h
MONTY PYTHON – O SENTIDO DA VIDA AO VIVO
James Rogan e Roger Graef, 2014, 94 min, documentário
Reino Unido
(Perspectiva Internacional)

O filme acompanha as estrelas do Monty Python enquanto preparam uma maratona de dez espetáculos na arena The O2, em Londres. Oferece um retrato único de como cinco talentos diversos se uniram após um hiato de 34 anos para recriar sua marca de comédia para uma legião de fãs e admiradores famosos. Além de acompanhar sua jornada até o The O2, o filme inclui imagens de arquivo encontradas recentemente. São os integrantes do Monty Python como nunca foram vistos e como nunca serão vistos de novo.

sex | 21h
ITSI BITSI
Ole Christian Madsen, 2014, 107 min, Ficção
Dinamarca/Croácia, Suécia e Argentina
(Foco Nórdico)

1962. Uma geração de jovens se rebela contra o estabelecimento. O ativista e pacifista Eik Skaløe conhece Iben e se apaixona perdidamente, mas Iben é uma garota de seu tempo: se recusa a comprometer-se com um só homem. Desesperado, Eik tenta ganhar o coração da garota se transformando em poeta, escritor, nômade, junkie e, eventualmente, cantor da promissora banda Steppeulvene.

31/10
sáb | 19h
EM SEUS BRAÇOS
Samanou Acheche Sahlstrom, 2015, 88 min, ficção
Dinamarca, Alemanha
(Foco Nórdico)

Maria é uma jovem e cuidadosa enfermeira que deseja ser livre. Niels tem uma doença incurável e quer viajar à Suíça para cometer suicídio assistido. Juntos, eles embarcam em uma intensa jornada que os aproxima, além de deixá-los mais perto de seus sonhos.

sáb | 21h
DUAS NOITES
Mikko Kuparinen, 2015, 85 min, ficção
Finlândia, Lituânia
(Competição – Novos Diretores)

Caroline, uma arquiteta francesa, está em Vilnius, capital da Lituânia, em uma viagem de negócios, e precisa passar uma noite a mais na cidade para uma reunião de trabalho. No bar de seu hotel, conhece Jaakko, um DJ finlandês que está em Vilnius para se apresentar. Caroline não fala inglês, o rapaz não fala francês. Embora os dois tenham dificuldade para se comunicar, aproveitam a companhia um do outro e terminam a tumultuada noite juntos no quarto de Jaakko.

Serviço: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo – edição Campinas

datas: 26/10, 27/10, 28/10, 30/10 e 31/10
horário: 19h e 21h
local: sala umuarama – cpfl cultura
endereço: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera. campinas/sp
capacidade: 162 lugares
entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir das 18h (para ambos os filmes)
informações: (19) 3756-8000

 

39mostra

cartaz da 39ª mostra de cinema internacional em sp