Café Filosófico

arquivo: série do café na tv sobre justiça

Estreou no dia 23 de agosto a série inédita do programa Café Filosófico CPFL na TV Cultura, Visões da Justiça, de curadoria do filósofo Fernando Schüler. Diante de um contexto ideológico polarizado e de críticas exacerbadas por todos os lados, quais os grandes temas que atravessam o debate político contemporâneo? Nesta série, três filósofos (o próprio Fernando Schüller, Andrea Faggion e Luiz Felipe Pondé) revisitam grandes pensadores políticos e ampliam a reflexão sobre os conceitos de justiça, igualdade, liberdade e estado.

A série apresenta ainda a nova linha visual do café: fachos de luz que modulam uma rede de formas orgânicas e que sugerem as ideias de pluralidade, movimento e fluidez. As informações do programa agora fluem em meio às linhas flexíveis do novo visual, que propõe diferentes conexões e cores.

O Café Filosófico CPFL é exibido todos domingos às 21h na TV Cultura e reprisado às segundas, depois do programa Roda-Viva.

Assista aos programas da série:


exibido na TV Cultura em 23/07 | dom | 21h
O que consideramos uma sociedade justa?
com Fernando Schüler
Em princípio, uma sociedade deveria ter como um de seus pilares fundamentais a justiça social. Para uns, ela asseguraria liberdades e direitos. Para outros, significaria a distribuição de riquezas, ou ainda para alguns, seria ter condições básicas para o desenvolvimento individual. Será que existe um consenso sobre o que é justiça?O filósofo e cientista político Fernando Schüler recorre a Rousseau, Friedrich Hayek e Jonh Rawls para nos ajudar a pensar sobre o que consideramos afinal uma sociedade justa.

___

exibido na TV Cultura em 30/07 | dom | 21h
Democracia e liberdade: a necessidade de fazermos escolhas.
com Andrea Faggion
Falar de justiça, implica falar também de liberdade. A liberdade é um direito absoluto ou ele pode ser questionado em situações em que pesem outros valores? Formas de governo autoritárias impedem a liberdade. Mas e a democracia, ela pode limitar esse direito? Andrea Faggion nos leva a um mergulho filosófico buscando ampliar o conceito de liberdade e mostrar como esse valor permeia as sociedades em sua relação com o poder.

___

exibido na TV Cultura em 06/08 | dom | 21h
Liberal e conservador para além do senso comum.
com Luiz Felipe Pondé
As redes sociais nos mostram como o tema da política entrou de vez no dia a dia das pessoas. Se por um lado o interesse é positivo, por outro a polarização evidencia também ausência de argumentação consistente e fata de repertório. Velhos conceitos da política, como esquerda e direita, ainda fazem sentido? Fala-se que vivemos o fim do chamado ciclo populista e a ascensão de ideias liberais. Mas que tipo de liberalismo é este? Da mesma forma, fala-se em um renascimento de ideias conservadoras, confundidas com um certo moralismo de costumes, ou mesmo com velhas posturas autoritárias. Luiz Felipe Pondé mostra como a filosofia política pode nos ajudar a sair do senso comum e a entender melhor o mundo.