cafe filosófico

“Vivemos a peça máxima da felicidade da internet”, diz Leandro Karnal

O historiador da Unicamp Leandro Karnal fala sobre “Hamlet de Shakespeare e o mundo como palco” no Café Filosófico CPFL de sexta-feira, 24/04, às 19h. O encontro será aberto ao público e terá transmissão ao vivo no site cpflcultura.com.br/aovivo.

Segundo Karnal, “Hamlet é uma obra aberta, como quase todo clássico, que recebe leituras variadas ao longo dos séculos e, como lembram muitos autores, não cessa de nos dar pontos de referência”. “Há questões políticas. Hamlet sente a podridão do poder e exclama que há algo de podre no Reino da Dinamarca. Substitua Dinamarca por Congresso e você entenderá como atualizamos sempre o mal-estar do príncipe”, afirma.

A peça, segundo o historiador, também levanta questões sobre de que serve a ética, de que vale ser honesto num mundo podre e por quais  valores devemos comprar uma briga. “Hamlet reflete muito sobre ser agente histórico e conduzir sua vida em meio ao oceano de diversidades.”

Para o palestrante, a atualidade da peça pode ser pensada na ideia de mundo como palco. “Somos atores de nós mesmos e o palco é nosso mundo. Não no sentido falso, mas na arte de vida e de administração do seu desiderato.”

Essa ideia, afirma o especialista, pode ser observada a partir da relação do sujeito contemporâneo com a internet. “Quando comunicamos fotos do nosso mundo é para os outros, para o público ou para nós, os autores?”, pergunta. “A consciência do palco é definidora da modernidade. Vivemos a peça máxima da felicidade da internet. Somos quem somos quando fotografamos e curtimos ou somos quem somos quando deixamos de fotografar?”

O encontro com Karnal é parte da série “Os Clássicos da Literatura e o Cotidiano”, que tem a curadoria do professor de História da Unicamp José Alves de Freias Neto.

Seis debates foram realizados até agora e estão disponíveis no site da CPFL Cultura: sobre Nicolau Maquiavel, Jorge Luis Borges, Miguel de Cervantes, Thomas Hobbes, Gustave Flaubert e Clarice Lispector.

José Miguel Wisnik encerra o módulo de debates na próxima quarta-feira, 29/04, às 19h, com a palestra “Macunaíma de Mário de Andrade e o Enigma do Herói às Avessas”. Mais informações no site www.cpflcultura.com.br