CPFL Jovem geração

Victor Lino é eleito o melhor atleta no Campeonato Brasileiro Sub-20

Fotos: Orcampi e CBAt

 

Velocista conquistou duas medalhas de ouro na competição realizada em Niterói

Ser campeão brasileiro faz parte do sonho de todo atleta. Ser eleito o melhor atleta da competição é um incentivo a mais. Victor Lino, velocista de um projeto social apoiado pelo Instituto CPFL por meio da frente CPFL Jovem Geração, garantiu os dois feitos no Campeonato Brasileiro Sub-20, realizado de 7 a 9 de junho, em Niterói (RJ). Ele venceu os 400 metros rasos e os 400 metros com barreiras, ratificando os índices para o Campeonato Mundial Sub-20, que acontece em agosto, no Peru.

“Estou muito feliz, isso é resultado do meu esforço, de não faltar nos treinos, me dedicar, me alimentar bem. Gostei muito do Brasileiro, ainda tive o privilégio de ser escolhido o destaque masculino da competição, eu nem imaginava conquistar isso. Teve outro atleta que também conquistou dois ouros, mas além das minhas provas individuais, eu fui bronze com o revezamento 4×100 metros. Acho que foi por isso que me escolheram”, conta Victor, que faz parte da equipe de atletas da ORCAMPI, de Campinas (SP).

Melhores atletas do Brasileiro Sub-20_Crédito CBAt

De acordo com a treinadora Aline Silva, o foco no Brasileiro não eram as marcas propriamente ditas, mas sim a colocação nas provas. “Nosso objetivo era garantir as vagas do Victor para o Sul-Americano Sub-20. Para isso, ele precisava ganhar as provas para estar automaticamente qualificado, do contrário dependeria de colocação no ranking sul-americano. Felizmente deu tudo certo, disputar um Brasileiro é sempre uma experiência única”, comenta Aline, que também foi atleta da ORCAMPI antes de seguir a carreira como treinadora.

Embora já tenha alcançado os índices para o Campeonato Mundial, Victor não alivia na autocobrança. “Foi uma competição muito forte, com atletas muito bons. Eu não estava muito confiante nas minhas provas, que eram no mesmo dia. Fiquei um pouco inseguro porque tinha um menino que estava muito perto de mim e eu já tinha corrido a semifinal dos 400 metros rasos. Aí corri a prova de barreiras e venci. Quando fiz a final dos 400 metros rasos, eu mesmo me coloquei uma pressão porque queria ganhar desse menino, que era o favorito. Acompanhei ele o tempo todo, quando chegamos nos 300 metros ele cresceu muito e começou a abrir. Eu criei forças não sei de onde e passei ele. Foi uma sensação incrível, cruzei a linha de chegada e vi minha treinadora chorando, eu quase chorei junto. Todos meus amigos da ORCAMPI vibrando e gritando, receber esse incentivo é muito legal. Fiquei feliz”, fala Victor.

                                          

Agora o foco é o Troféu Brasil de Atletismo, principal competição adulta da modalidade, que será realizada de 27 a 30 de junho, em São Paulo. Embora tenha completado 18 anos recentemente, Victor alcançou o índice para participar do evento. “Essa é uma semana baixa de treinos para ele descansar e chegar bem no Troféu Brasil. Ele vai disputar os 400 metros com barreiras, com certeza será uma experiência incrível”, explica Aline.

Na sequência, o jovem velocista disputa o Sul-Americano Sub-20, em Lima (Peru), de 12 a 14 de julho. “Ele está treinando bem, com a cabeça muito boa. Vamos em busca de uma medalha no Sul-Americano. Se der certo, será a primeira dele em provas individuais, em 2023 ele integrou o revezamento 4×400 metros que foi campeão no Ibero-Americano. Mas queremos uma individual, vamos treinar para melhorar os resultados, buscar a medalha no Sul-Americano e chegar em uma final no Mundial. Esses são os nossos próximos passos”, explica Aline.

DECATLO

Outro destaque da ORCAMPI no Campeonato Brasileiro Sub-20 foi Henrique Rodrigues, que foi vice-campeão no decatlo. Como ele está entre os seis primeiros no ranking Sul-Americano da categoria, tem expectativa de ser convocado para integrar a seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20, junto com Victor Lino.

Medalhas conquistadas

Victor Elias Lino Chaves dos Santos – 1º lugar nos 400 metros rasos (47.71) e 1º lugar nos 400 metros com barreiras (52.47)

Gustavo dos Santos Lima – 2º lugar nos 5.000 metros rasos (15:25.75)

Henrique Rodrigues Pinto – 2º lugar no decatlo (6.237 pontos)

Revezamento 4×100 metros masculino (Renato, Ygor, Guilherme e Victor) – 3º lugar (43.01)