cafe filosófico

Vera Malaguti aborda o medo e a violência em nossas cidades

Veja a íntegra da palestra:

[vimeo]http://vimeo.com/27067129[/vimeo]

O Rio de Janeiro do século 19 tem muitas semelhanças com o de hoje em dia. Pelo menos no aspecto do medo e da violência gerada, segundo a historiadora Vera Malaguti. Abordando o tema “Medo, violência e política de segurança“, a palestrante desta quarta-feira, 15, no Café Filosófico CPFL em São Paulo deu continuidade ao módulo “Subjetivações Contemporâneas“, de Joel Birman.


– Veja fotos do evento

Vídeos das palestras de São Paulo
Juventude hoje – Joel Birman
Relações amorosas e encontro impossível – Regina Herzog
Novas formas de sexualidade – Márcia Arán
Medo, violência e política de segurança – Vera Malaguti Batista

Matérias sobre o módulo
Regina Herzog fala sobre amor no Café Filosófico CPFL em São Paulo
Márcia Arán fala sobre a identidade sexual no Café Filosófico CPFL em São Paulo
Joel Birman abre módulo do Café Filosófico CPFL em São Paulo
A historiadora baseou sua apresentação nos estudos que realizou da sociedade da então capital brasileira no século 19. Segundo ela, atitudes como a proibição da capoeira e danças típicas hoje encontram paralelo com a possibilidade de proibirem os bailes funk na cidade.

O cenário não se resume somente ao Rio, mas é estendido para todas as cidades. Malaguti abordou o modo como muitos vivem, na tranquilidade do condomínio, isolados do exterior. O convívio na rua, onde todos são iguais, é evitado por medo. As origens desse pensamento e os modos de tratá-lo deram o tom da apresentação.

A série de Joel Birman continua no dia 22 com Márcia Arán e o tema “Novas formas de sexualidade“. No dia 29, Regina Herzog encerra o módulo com “Relações amorosas e encontro impossível“. Todas as palestras ocorrem no Tom Jazz em São Paulo, na avenida Angélica, 2331, e são transmitidas ao vivo em nosso site.