CPFL Brasil x China

Uma história da imigração chinesa

A websérie “Brasil, Traços da China“, composta por 12 episódios, foi lançada em 2021 pelo Instituto CPFL em parceria com produtora Liquid Media Lab, através da frente CPFL Intercâmbio Brasil><China. Ela mostrou personagens, histórias e curiosidades sobre as relações entre estes dois países gigantes, sobretudo do ponto de vista brasileiro.

A partir deste sábado (8), vamos relembrar cada episódio e suas referências. E no primeiro episódio, “Uma história da imigração chinesa“, a pesquisadora Lucia Wong fala sobre o perfil dos imigrantes chineses que chegaram ao Brasil ao longo da história e do DNA viajante do povo chinês.

A vinda desses imigrantes de origem chinesa ao Brasil não foi espontânea: fazia parte de um projeto de Dom João VI, que pretendia implementar a cultura de chás no Rio de Janeiro. O chá era um dos principais produtos de comércio no Ocidente, plantá-lo no Brasil aumentaria os lucros da Coroa Portuguesa.

As primeiras plantações experimentais de chá foram realizadas na Fazenda Imperial de Santa Cruz, que pertencia à Coroa, e no atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os planos de produzir chá para exportação fracassaram, desestimulando o projeto de uma contínua imigração chinesa neste período.

A primeira entrada oficial de chineses em São Paulo ocorreu em 15 de agosto de 1900. O navio a vapor Malange, com origem em Lisboa, atracou no porto de Santos trazendo 107 trabalhadores chineses, todos homens e solteiros, para trabalhar em lavouras

Desde então, ondas migratórias foram surgindo. Como o Brasil é visto pelos chineses e como essa cultura migratória faz parte da cultura você vai conhecer nesse episódio de Brasil – Traços da China.

Sobre a websérie “Brasil, traços da China”

A presença da China no Brasil é mais antiga do que se pensa: os primeiros chineses imigraram junto com Dom João – ele gostava de chá, e trouxe chineses para produzirem aqui. Junto com a corte portuguesa, diversos aspectos culturais vieram junto. Hoje, o impacto não é pequeno. A cultura brasileira tem variadas influências chinesas: arquitetura, arte, culinária.

Composta por 12 episódios, a série foi lançada em 2021 pelo Instituto CPFL em parceria com produtora Liquid Media Lab. A iniciativa, que faz parte da frente #CPFLIntercambioBrasilChina, ajuda a construir pontes entre as culturas e a reduzir estereótipos e preconceitos.