cafe filosófico

Uma bela fatia da Literatura de Nuestra América

Por William Sodré

Na agenda da 10* FLIP, uma bela fatia da Literatura de Nuestra América

* Vivemos tempos de turbulência na América Latina. De tenso, intenso, conflito sócio-político. Argentina, México, Colombia, Venezuela, Chile, Bolívia, Paraguai, Equador, Peru, Haiti, estão entre os países conflagrados.

* A época também é de vertigem na Espanha. À semelhança do que ocorre em Nuestra América, também em terras espanholas o futuro é incerto, numa cruenta disputa que mobiliza todos os segmentos da sociedade.

* É uma era de crises que agita o planeta, acompanhada de muitas e criativas respostas na área da cultura – e, em particular, da produção literária. A edição de 2012 da FLIP apresentou um painel com algumas das diversas vertentes da literatura hispano-latinoamericana contemporânea. A exploração de inovadoras formas literárias, as articulações entre a ficção e a história, as figurações da intimidade, os retratos da questão social, os dilemas políticos.

* Autores leram os próprios textos, avaliaram e foram avaliados, contaram segredos vários a respeito dos processos de criação literária, fizeram múltiplas juras de amor ao Brasil e a Paraty.

* Foram dias de imersão na escrita dos povos de Espanha e do Novo Mundo. De intercâmbio rico, generoso, portador das melhores perspectivas para um século que apenas está em seus primórdios.

Paraty, 8 de julho de 2012.

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer