cafe filosófico

Um transporte público melhor para todos

Em todas as palestras da série Trânsito e mobilidade nas metrópoles, de Wagner Colombini, os palestrantes foram categóricos em afirmar que as grandes cidades brasileiras precisam investir em tranporte público. Entre os meios de tranporte citados nos três primeiros encontros, um se sobressaiu, o sistema de transporte rápido por ônibus, o Bus Rapid Transit (BRT). E na última palestra, o curador reforçou esta ideia.

Confira entrevista com Wagner Colombini

Veja a apresentação do palestrante

Como as cidades brasileiras estão se preparando para enfrentar os problemas de mobilidade?, foi a pergunta que deu nome à palestra. E a resposta, segundo Colombini, é otimista. Usando exemplos que já haviam sido citados nos três primeiros encontros, o palestrante que também foi curador da série, afirmou ser a melhor solução para o transporte nas grandes cidades brasileiras, principalmente as sedes da Copa de 2014.

“Um legado importante é a implantação de transporte. E esta é uma solução barata”, afirmou, dando o exemplo da cidade de Guadalajara, no México. “No ano que vem será o Panamericano e eles investiram no BRT e já está funcionando. A ideia é montar uma rede de corredores que vai facilitar muito a vida nas cidades.”

Um dos pontos mais positivos sobre o BRT é justamente seu custo. Segundo Colombini, com o custo de 1km de metrô se constroi 20km de corredores de BRT. E como temos um prazo rápido para as obras até a Copa e a Olimpíada no país, esta seria a melhor opção. A tecnologia promete aprimorar ainda mais o serviço. “A ideia é utilizar o GPS e sinais para celular para organizar melhor as linhas. Esses sistemas de controle são essenciais para uma boa oferta de sistema que funcione corretamente”, falou o palestrante, destacando a importância da comunicação entre os ônibus e o usuário do transporte. “O BRT é melhor para o operador, para o usuário, para o poder público e para o futuro das cidades”, concluiu.