Café Filosófico

arquivo: série do café na tv sobre melancolia

série | melancolia na vida cotidiana

série exibida na TV Cultura no mês de abril:

A julgar pelo empenho da indústria farmacêutica em vender as sempre novíssimas gerações de antidepressivos, é possível imaginar que o mundo ocidental vem sofrendo uma crescente epidemia de depressão. “Epidemia” esta, que cresce em razão direta dos lucros dos fabricantes de remédios. As quatro conferências quem compõem este módulo pretendem questionar esta certeza que já tem a força de uma nova ideologia. Somos todos candidatos potenciais à depressão? O consumo de remédios seria a única solução para nosso mal-estar cotidiano? A proposta desta série do Café Filosófico CPFL é produzir discursos críticos que, sem ignorar a melancolia contemporânea, busquem causas e apontem rumos diferentes daqueles propostos pela psicofarmacologia.


exibido na TV Cultura em 09/04 | dom | 21h
Melancolia na infância
com Julieta Jerusalinsky

Melancolia é uma forma de sofrimento, que torna a pessoa apática, sem vontade de nada, mergulhada numa grande tristeza. Um desequilíbrio mais preocupante ainda quando extrapola os limites do individual e se torna coletivo, principalmente quando atinge um número crescente de crianças. O que tem levado a isso? A psicóloga e psicanalista Julieta Jerusalinksy nos alerta sobre o que acontece quando a criança desiste até mesmo de sonhar e mergulha no mundo do tanto faz. 

 


exibido na TV Cultura em 16/04 | dom | 21h
Melancolia na desigualdade urbana
com Ermínia Maricato

A vida urbana, principalmente nas grandes metrópoles, tem revelado um alto grau de desencanto e solidão. Ao invés das cidades serem espaços de convivência e socialização, as más condições de moradia, a dificuldade de mobilidade e ausência de espaços de lazer parecem estar levando seus cidadãos a um estado de melancolia coletiva. A arquiteta e urbanista Erminia Maricato nos alerta sobre a situação que vem se agravando sobretudo nas grandes cidades. 

 


exibido na TV Cultura em 23/04 | dom | 21h
Melancolia e o poder
com Vladimir Safatle

Se a melancolia nos paralisa, bloqueia a nossa imaginação e o nosso desejo de agir, o que acontece quando verificamos que a sociedade pode estar vivendo em um estado melancólico? E a quem interessa que ela permaneça assim? O filósofo Vladimir Safatle nos leva a uma reflexão sobre o que acontece quando a melancolia nos atinge e afeta também nossa relação com o poder; quando deixamos de acreditar que é possível mudar uma situação ou que vale a pena imaginar novos caminhos e ousar novas possibilidades.


o programa café filosófico cpfl é exibido todos os domingos na tv cultura, às 21h, com reprise às segundas, após o roda-viva.