Social

Troféu IVCL/Orcampi marca encerramento da temporada de 2019

Com parceria do Instituto CPFL e patrocínio da CPFL Energia o projeto de Campinas conquistou resultados nacionais e internacionais no atletismo com destaque também para a formação de crianças e jovens

O 7º Troféu IVCL Orcampi, que premiou os destaques do ano, marcou o encerramento das atividades do atletismo de 2019 e a confraternização de fim de ano do grupo de atletas, treinadores e profissionais que atuam no programa de formação e competição. Em cerimônia realizada em dezembro no Café Filosófico do Instituto CPFL, um dos tradicionais parceiros do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, foram lembrados e agraciados com diplomas os integrantes que se destacaram na temporada.

Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista na maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004, e criador do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, participou da premiação como estrela da festa que teve também apresentação musical preparada por atletas do projeto que são estimulados a desenvolver outras habilidades e a estudar.

“O ano de 2019 foi repleto de novos desafios para IVCL e ORCAMPI, mas os objetivos foram, na sua maioria, alcançados. Foi preciso ajustar estatutos das duas instituições as novas exigências das leis de transparência no esporte, uma vez que grande parte dos recursos são provenientes das leis de incentivo ao esporte, fonte pública. Nas pistas, os desafios atléticos foram cumpridos, por meio de representantes nas inúmeras seleções brasileiras que disputaram competições como os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e o Campeonato Mundial de Doha, no Catar”, resumiu o treinador Ricardo D’Angelo, gestor do IVCL Orcampi.

“Também nossas equipes de formação, de forma brilhante, estiveram presentes em todos os Campeonatos Nacionais das várias categorias de base”, acrescentou, destacando ainda os resultados alcançados no campo social. “Eles foram igualmente expressivos, reforçando nosso compromisso de formar e desenvolver pessoas melhores por meio dessa poderosa ferramenta que é o esporte.”

Ricardo D’Angelo confirmou também a continuidade do trabalho do IVCL Orcampi em 2020. “Para os Jogos Olímpicos de Tóquio temos como meta oferecer as melhores condições de preparação para aqueles atletas com potencial para nos representar, bem como trabalhar junto aos mais jovens os valores olímpicos que representam a formação de uma sociedade melhor e mais justa.”

A premiação mostrou a diversidade de provas e de categorias com as quais o IVCL Orcampi trabalha.

Dentre os Destaques Internacionais que receberam seus certificados estavam Alexander Russo e Tiffani Marinho – ambos campeões dos 400 m no Troféu Brasil, finalistas do 4×400 m misto no Mundial de Doha (CAT), conquistando a vaga olímpica para a seleção brasileira em Tóquio/2020, e no Mundial de Revezamentos de Yokohama (JAP).

E também Márcio Teles, integrante da seleção brasileira no Mundial de Doha e campeão do Troféu Brasil nos 400 m com barreiras, e Nicolas da Silva, que foi ao Mundial de Cross Country de Aahrus, Dinamarca.

Os treinadores também foram reconhecidos na premiação: Aline da Silva, Celso Ficagna, Letícia da Silva, Tiago Bueno, Wagner Cardoso, José Vicente dos Santos Filho, Alex Sandro Lopes, Evandro Lázari e Sinval de Oliveira.

Atletas que estiveram entre os três primeiros nas competições nacionais ou no ranking de suas categorias levaram os seus diplomas de mérito, tendo como exemplos Isabella Geovana Martins Soldado, 3ª nos 400 m com barreiras no Brasileiro Sub-20; Matheus Estevão da Silva Borges, 1º nos rankings sub-20 e sub 23, nos 3.000 m com obstáculos; Jordan Santos de Souza, 2º no Ranking Brasileiro Sub-23 no decatlo; e Vinícius de Carvalho Alves, 3º no Ranking Brasileiro Sub-18 nos 2.000 m com obstáculos.

Também receberam seus certificados todos os atletas que fecharam o ano entre os Top 10 do Brasil, em todas as categorias, tendo como exemplos Ralf Rei Airton de Oliveira e Luís Gustavo Aguiar da Silva, 2º e 3º colocados, respectivamente, no Troféu Brasil de Atletismo no lançamento do martelo, também 4º e 5º colocados no Ranking Brasileiro adulto.

Os Destaques da Escola de Formação foram: Kelvin Vágula de Araújo, Sarah dos Santos Lopes e José Pedro Lopes Antônio. Os Profissionais Colaboradores Maria Aparecida Pacheco e Dilcinéia Lúcia Grecco. E os atletas com as melhores performances como estudantes, que receberam o diploma de Destaques Desempenho Acadêmico, foram: Luna Souza Pio dos Santos – Ensino Fundamental I, Vitória Eduarda Ramos dos Santos e Rebeca de Carvalho Neves – Ensino Fundamental II, Felipe Venezian dos Santos – Ensino Médio e Luis Gustavo Aguiar da Silva – Universitário.

O IVCL Orcampi conta com o patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL.

Confira as fotos com créditos para Tiago Bueno/IVCL Orcampi: