cafe filosófico

Sociedade pós-globalizada – qual sociologia?

Os dez últimos anos do século XX e os primeiros desse século têm sido marcados por um contexto de transformações mundiais que puseram em suspeição a solidez de quaisquer dos fundamentos clássicos da vida social, aí incluídas as narrativas sobre ela.

Mudanças aceleradas no plano econômico, com a transição do capitalismo produtivo para o financeiro; corrosão dos vínculos sociais e das virtudes de longo prazo, como a confiança e a cooperação; deslocamento das instituições que emprestavam sentido à vida, como a família e o Estado, são aspectos de uma nova ordem planetária, cuja descrição não estaria completa se não incluísse as transformações também operadas no âmbito do conhecimento social.

O conhecimento moderno se baseou na idéia de que as palavras seriam neutras o suficiente para corresponderem às coisas que pretendem representar. Mas desde Foucault, pelo menos, essa idéia da mente humana como um espelho capaz de refletir o mundo “como ele verdadeiramente é” vem sendo criticada, dando origem a indagações sobre a linguagem, que inauguram uma nova era do conhecimento. Quais as características, afinal, desse conhecimento contemporâneo? Quais as suas linhas de força, suas clivagens, suas possibilidades de narrar o nosso mundo?

Vídeos

Íntegra: Crise do mundo, narrativas do novo mundo – Maria Alice R. de Carvalho
Íntegra: Crenças e configuração do mundo real – Renato Lessa
Íntegra: O esgotamento do “novo movimento teórico” e a era de epígonos – Frédéric Vandenberghe


Eventos

Crenças e configuração do mundo real – Renato Lessa
Crise do mundo, narrativas do novo mundo – Maria Alice R. de Carvalho
O esgotamento do “novo movimento teórico” e a era de epígonos – Frédéric Vandenberghe