cafe filosófico

Século 20: as origens

Projeções de concertos em DVD, com comentários sobre a obra, o compositor e os intérpretes.

Em 04 noites, vamos assistir ao nascimento da música do século 20, em excepcionais performances em DVD. Entre as décadas finais do século 19 e as iniciais do século 20, a música tateava em busca de saídas para a tonalidade cromaticamente saturada na obra de Richard Wagner. Foi um período de rica confusão, em que os compositores atiraram para todos os lados. Debussy abandonou as fórmulas convencionais e apostou na pesquisa do timbre e em inéditas combinações harmônicas; o italiano Giuseppe Martucci compunha como um alemão; o espanhol Manuel de Falla voltou-se para o folclore de sua Espanha; o russo Igor Stravinsky, depois de espantar o mundo com o folclore russo recriado, mergulhou no neoclassicismo e fez música para dançar; e o inglês Gustav Holst contemplou o céu e investigou musicalmente os planetas.

Os intérpretes destes DVDs são de primeira linha: entre os maestros, Eugene Ormandy, Daniel Barenboim, Ricardo Muti e Simon Rattle; entre as orquestras, as de Chicago, Berlim, Filadélfia e da Ópera de Paris; e entre os cantores/solistas, Violeta Urmana, Arturo Benedetti Michelangeli e Vadim Repim.

O fascínio da música consegue hoje, por meio das tecnologias mais avançadas, fazer-nos compartilhar estas notáveis performances como se estivéssemos sentados na platéia original destes concertos memoráveis, que, vistos em conjunto, mostram o momento em que fórmulas convencionais já estavam gastas – e os compositores procuravam desesperadamente saídas. E cada um abria uma porta diferente.

João Marcos Coelho