Religiosidade, racionalização e desencantamento | Antonio Flávio Pierucci
Religiosidade, racionalização e desencantamento from cpfl cultura on Vimeo.
Gravado em 11/5/2004
Para Antônio Flávio Pierucci, o Brasil assiste a uma oferta enorme de religiões, assim, afirmar que religião hoje é um negócio não é um erro. E para abocanharem mais fiéis, ou clientes, segundo Pierucci, as igrejas usam estratégias de marketing como as empresas. As pessoas não procuram mais a salvação depois da morte, seus desejos são imediatos. É isso que as novas religiões procuram oferecer. As que não oferecem, perdem clientes. Além desses aspectos, Pierucci desmonta o mito da diversidade religiosa brasileira, através do Censo ele nos mostra que 90% da população brasileira se declara cristã.
Antonio Flávio Pierucci: professor livre-docente do departamento de sociologia da USP e foi secretário geral da SBPC em 2001/2003. Algumas de suas publicações são: Textos sacros (abril cultural, 1973); Igreja: contradições e acomodação (brasiliense, 1978); A realidade social das religiões no Brasil (hucitec, 1996) e O desencantamento do mundo (editora 34, 2003).