cafe filosófico

Regina Herzog fala sobre amor no Café Filosófico CPFL em São Paulo

Definir amor é algo praticamente impossível. O conceito é muito pessoal, como explicou a psicóloga Regina Herzog no Café Filosófico CPFL desta quarta-feira em São Paulo. A palestrante abordou o tema "Relações amorosas e encontro impossível" encerrando o módulo "Subjetivações Contemporâneas", de Joel Birman.



– Veja fotos do evento

Vídeos das palestras de São Paulo
Juventude hoje – Joel Birman
Relações amorosas e encontro impossível – Regina Herzog
Novas formas de sexualidade – Márcia Arán
Medo, violência e política de segurança – Vera Malaguti Batista

Matérias sobre o módulo
Márcia Arán fala sobre a identidade sexual no Café Filosófico CPFL em São Paulo
Vera Malaguti aborda o medo e a violência em nossas cidades
Joel Birman abre módulo do Café Filosófico CPFL em São Paulo
Apesar da chuva forte que caiu em São Paulo, o público lotou o Tom Jazz para o debate com Regina. A psicóloga usou vários exemplos de ficção para pontuar sua apresentação, como Romeu e Julieta e Tristão e Isolda. O mito de Narciso foi usado para falar da falta de amor próprio que acontece em muitos relacionamentos.

Narciso é um personagem mitológico grego que se achava tão bonito que se comparava a um deus. A ninfa Eco, apaixonada por Narciso, foi rejeitada e definhou. Como punição por sua atitude, Narciso foi condenado a apaixonar-se por seu próprio reflexo, o que o levou à morte quando se contemplou na beira de um lago.

Para Regina, amor demais e narcisismo são duas faces da mesma moeda. Segundo a psicóloga, é preciso haver um equilíbrio para que o casal não se anule.

Na próxima semana, a CPFL Cultura inicia a série "Os fantasmas da perfeição", que terá quatro encontros às quartas-feiras, com curadoria do filósofo Luiz Felipe Pondé, todos com transmissão online em nosso site.