CPFL Jovem geração

Recital de Fim de Ano dos coros do Instituto Anelo terá narração de Edlaine Garcia

Chamado “Cada um no Seu Canto”, evento virtual será transmitido pelo YouTube

“Cada um no seu Canto” é o nome do Recital de Fim de Ano que reúne os três coros do Instituto Anelo – uma associação sem fins lucrativos que há 20 anos oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, em Campinas (SP) – e a jornalista Edlaine Garcia, da EPTV. O evento on-line, em formato de live aberta ao público em geral, será no dia 19 de dezembro (sábado), às 17h, no YouTube.

O recital consiste na exibição de cinco vídeos gravados a distância, entremeados por versos narrados por Edlaine Garcia. Tanto as músicas quanto os poemas refletem sobre o momento dos coros nestes tempos de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Cada um na sua casa, mas sempre cantando e vivendo a música em seu cotidiano”, diz a regente Júlia Toledo.

Além de música e poesia, o evento virtual terá um breve bate-papo que contará com a participação da presidente do Instituto Anelo, Siegrid Klein; dos coordenadores musicais Marisa Molchansky e Lucas Bohn; dos professores Júlia Toledo e Silas de Araújo (pianista correpetidor dos coros); e da própria Edlaine Garcia. O repertório será o seguinte:

  • “Canto de um Povo de um Lugar” – Caetano Veloso (Arranjo: Silas de Araújo e Júlia Toledo; com: coros Juvenil e Adulto);
  • “Filhote do Filhote” – Jean e Paulo Garfunkel (Arranjo: Ana Yara Campos; com: Coro Infantil);
  • “Maior” – Dani Black e Milton Nascimento (Adaptação: Silas de Araújo e Júlia Toledo; com: Coro Adulto);
  • “Modo de Voar” – Grupo Ponto de Partida (Adaptação: Silas de Araújo e Júlia Toledo; com: coros Juvenil e Infantil); e
  • “Redescobrir” – Gonzaguinha (Adaptação: Silas de Araújo e Júlia Toledo; com coros Infantil, Juvenil e Adulto).

Júlia Toledo lembra que a ideia desse recital surgiu a partir de uma mensagem que recebeu de Edlaine Garcia no dia 18 de junho, após a jornalista ter assistido à primeira live do Instituto Anelo no YouTube, na qual foi lançado o vídeo dos coros com a música “Alguém Cantando”, de Caetano Veloso. “Edlaine relatou ter se emocionado e se identificado com a apresentação da canção”, lembra Júlia.

“Ela também falou sobre o lindo trabalho que realizou com a obra de Rubem Alves (“Quando Rubem Alves Virou Canção”, em parceria com o trio vocal Trappistas), unindo música e poesia, e depois de muitas conversas chegamos a ideia de fazer algo com a Edlaine ‘contadora de histórias’ e os coros do Instituto Anelo”, conta a regente.

Júlia revela ter ficado muito animada com a proposta, principalmente porque já era um desejo seu e do pianista Silas de Araújo realizar algo maior do que o que foi feito no primeiro semestre deste ano pelos coros. “E unir música e poesia sempre foi algo que me brilha os olhos”, completa a professora.

Edlaine Garcia, por sua vez, explica que se emocionou ao ouvir “Alguém Cantando” com os coros do Anelo porque esta foi a primeira música que cantou quando passou a integrar o Coral da PUC-Campinas, em 1987, no mesmo ano em que entrou na Faculdade de Jornalismo.

“Me emocionei muito também porque (na live) a Julia falou sobre o protagonismo da voz, com cada um na sua casa, tendo que fazer a própria gravação. Normalmente, em coral, temos o apoio do colega do lado para fazermos algo maior e com mais força, e você acaba se vendo sozinho com a sua voz. Isso me tocou muito”, conta ela, que passou por vários corais em Campinas além do da PUC.

Para a jornalista, este momento de pandemia pede o protagonismo para tudo. “É um momento de a gente olhar pros nossos talentos, pros nossos sonhos, pras coisas adormecidas que fazem sentido e que de repente vêm à tona. Aí que se revela o papel da arte, e o Instituto Anelo faz isso lindamente”, afirma Edlaine, que conhece e acompanha o trabalho do Anelo há muitos anos – ela foi a primeira jornalista a realizar uma reportagem sobre o trabalho do Instituto.

“Um pouco antes da pandemia, uma entrevistada me disse que as parcerias são a sustentabilidade deste mundo, desse futuro agora. O meu potencial se juntando ao seu potencial pode virar uma outra coisa pra ajudar uma comunidade maior.” Nesse contexto, diz, a música tem um papel incrível.

“É algo tão matemático mas que mexe tanto com as nossas emoções. Acho lindo como as ciências são para unir e a gente separa. Uma agrega a outra. É isso que o mundo está pedindo pra gente ver, estamos precisando nos unir e tudo está aí pra gente aprender, e o Instituto Anelo prova isso a cada dia. É lindo de ver.”

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2020, tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL.

SERVIÇO

Cada um no seu Canto – Recital de Fim de Ano dos coros do Instituto Anelo

Data: 19 de dezembro de 2020 (SÁBADO)

Horário: 17h

Onde: Canal do Instituto Anelo no YouTube (youtube.com/institutoanelooficial)

Mais informações: www.anelo.org.br

Siga o Instituto Anelo nas redes sociais: Facebook (facebook.com/institutoanelo) e Instagram: (@institutoanelo)