Social

Ralf Rei: rumo aos 70 metros no lançamento do martelo e foco em 2024

O atleta iniciou sua trajetória no IVCL Orcampi, projeto que tem o apoio do Instituto CPFL, aos 14 anos, direcionado para provas de lançamento e arremesso; agora sonha com a Olimpíada

Ralf Rei Airton de Oliveira nasceu em Campinas, em 8 de julho de 1993, começou a treinar atletismo aos 14 anos, por influência do irmão mais velho, optou pelo lançamento do martelo, em 2011, evoluiu no esporte e sonha com disputar uma Olimpíada pelo Brasil.

Ralf está desde o início na Orcampi, parceira do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) que conta com o patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL.

Fotos: Osvaldo F./Contrapé

Fotos: Osvaldo F./Contrapé

Ele tem 1,88 m e 116 quilos. “Eu queria correr, como a maioria dos meninos, mas fui redirecionado para o arremesso do peso e o lançamento do disco por ser gordinho. Passei a fazer martelo em 2010, para participar dos Jogos Regionais e em 2011 comecei a ter uma boa evolução e a melhorar os resultados nesta prova.”

Foi 3º colocado no Brasileiro Juvenil em 2011, 3º no Brasileiro sub-23 em 2012 e, a partir daí, vem evoluindo ano a ano, centímetro a centímetro, rumo aos 70 metros, a marca planejada em conjunto com o técnico Sinval Oliveira. Está perto! Chegou aos 66,51 m em 30/6/2018, numa competição estadual disputada em Campinas, na pista da Orcampi onde treina. “O objetivo é chegar aos 70 metros”, confirma o atleta, que estuda Educação Física na Anhanguera.

No Grand Prix Brasil, competição internacional realizada em Bragança Paulista, neste mês de julho de 2018, ficou em 7º lugar (65,57 m), mas destacou a chance de ganhar experiência. “Todo atleta tem de ter um sonho e depois desta prova eu vi que posso ir mais longe.” Ralf competiu com o campeão olímpico Dilshod Nazarov, do Tajiquistão, dentre outros atletas internacionais importantes.

“Competir com atletas que tem um nível técnico acima do meu é uma excelente experiência. Foi uma prova com apenas quatro lançamentos e eu não consegui encaixar um lançamento melhor, mas sei que estou evoluindo. Minha marca de 2017 era 65,63 m e este ano já lancei seis vezes acima disso e minha melhor marca agora é 66,51 m, sempre mantendo uma evolução, rumo a quebrar a barreira dos 70 m.”

No início, quando chegou ao projeto, Ralf fazia as provas de arremesso do peso e lançamento do disco. O treinador Sinval ainda competia quando conheceu e começou a trabalhar com Ralf. Com a saída do técnico Darcy Ferreira, das provas de lançamentos e arremesso, Sinval, atleta de provas combinadas, o decatlo, e Ralf passaram a treinar com José Vicente Santos Filho, o Capiá, juntos. Para um único técnico não ter de conciliar dois grupos, Sinval, em fase de transição de carreira, assumiu a função de treinador das provas de campo, em 2011.

 

Fotos: Osvaldo F./Contrapé

 

“Peguei o último ano de juvenil do Ralf e ele foi campeão brasileiro. A opção pelo martelo foi pensando no ciclo olímpico de 2020 a 2024. O planejamento é para ele chegar em determinado patamar – lançar 65, 68, 70 metros, ir subindo. Está dando certo até agora porque nesta temporada ele já lançou 66,51 m. O lançamento do martelo é uma prova com atletas longevos.”

Entenda a prova

Lançamento do martelo – O martelo pesa 7.260 quilos. É um implemento formado por uma bola de metal, semelhante ao peso, presa a um cabo de aço com uma empunhadura na outra extremidade. O atleta tem de lançar o mais longe possível – é preciso técnica para repetir o movimento dos três giros – e o martelo tem de cair dentro de uma área delimitada no campo. O lançamento é feito em uma gaiola e em cima de um círculo de 2,13 m de diâmetro.

O IVCL Orcampi tem o apoio do Instituto CPFL, responsável pelas ações sociais, culturais e esportivas do grupo CPFL Energia, empresa incentivadora do desenvolvimento do Brasil pelo esporte.