Social

projeto de contação de histórias online combate solidão de idosos na “casa do vovô” de ribeirão preto

Moradores da Casa do Vovô participarão da live no dia 11 de julho, com transmissão ao vivo pelo Facebook; com oito voluntários, Associação Griots é parceira na ação

A Associação Griots, em parceria com a Casa do Vovô de Ribeirão Preto, realizará no próximo dia 11 de julho uma live de contação de histórias para os idosos que residem na instituição. A ação será totalmente online e contará com transmissão ao vivo pelo Facebook.

Há cerca de três meses, o surgimento do novo coronavírus forçou o isolamento da população, especialmente dos idosos, público mais vulnerável à ação do vírus. Seguindo as normas, a Casa do Vovô de Ribeirão Preto precisou suspender, como medida de prevenção, a visitação de amigos, voluntários e familiares dos 85 idosos que moram no local.

A fim de diminuir a saudade de entes queridos e combater o sentimento de solidão, a instituição tem adotado alternativas que usam a tecnologia para aproximar os idosos de outras pessoas. Para o gestor da Casa do Vovô, José Alexsandro Costa Rodrigues, as ações que promovem algum tipo de interação apresentam excelentes resultados na qualidade de vida dos moradores.

“O uso de tecnologias para promover a aproximação tem tido um grande impacto dentro da instituição, pois é uma forma de demonstrar à eles que não estão sozinhos, que vamos conseguir vencer essa pandemia e acaba sendo uma demonstração de carinho também. Por meio dessas ações, eles estão se sentindo mais acolhidos e, com isso, estamos conseguindo superar o impacto negativo causado pelo isolamento”. Ele também explica que, além de oferecer uma oportunidade de interação social, as lives também levam cultura para dentro da instituição, promovendo ainda mais o bem-estar dos idosos atendidos pela Casa do Vovô: “A cultura acolhe, fortalece e restaura a qualidade de vida do idoso”, finaliza.

A ação faz parte de uma grande causa abraçada pelo grupo CPFL Energia, por meio do Instituto CPFL, reunindo atividades em prol da saúde pública que fazem parte do projeto CPFL nos Hospitais.

Para a live, com duração aproximada de 40 minutos, oito voluntários da Associação Griots farão um revezamento para a contação de histórias com temáticas diversas, percorrendo charadas ao estilo “o que é, o que é”, histórias para pensar, além dos tradicionais contos de fadas.

A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo pelo Facebook da Associação Griots, no sábado, dia 11 de julho, a partir das 14h30.