Café Filosófico

arquivo: série do café na tv discute servidão e liberdade

série | servidões voluntárias e involuntárias

série exibida na TV Cultura nos meses de maio e junho:

Servidões voluntárias e involuntárias: a quem nos entregamos depois de conquistar a liberdade? Será que nos damos conta do quanto abrimos mão, deliberadamente, da nossa liberdade? O tirano pode estar em um sistema politico, mas também em uma droga, uma tradição, um modismo, um mentor. No século XVI, o jovem Étienne de la Boétie, levantou uma série de questões que ainda hoje ecoam na nossa maneira de viver e que são debatidas nesta série do Café Filosófico CPFL, que teve a curadoria de Leandro Karnal.


exibido na TV Cultura em 21/05 | dom | 21h
O medo à liberdade: dos ditadores à autoajuda 
com Leandro Karnal

Certamente há um deleite coletivo em dar pistas e rastros nas redes sobre tudo que fazemos a todo instante. Hoje as informações sobre cada um de nós está disponível a quem queira. Segundo o historiador Leandro Karnal, as democracias ocidentais gravam, rastreiam e guardam mais documentos dos indivíduos do que sonharam todos os fascismos. O que há de errado na liberdade? Qual o mistério de “ser livre” que todos falam mas quase ninguém busca?


exibido na TV Cultura em 28/05 | dom | 21h
Medicalização e liberdade
com Ricardo Krause

Qual a perspectiva médica sobre a dinâmica da dominação e subordinação? De que forma a medicalização da vida afeta a nossa liberdade? Parece que hoje a busca pela felicidade acaba nos antidepressivos. O psiquiatra Ricardo Krause, nos ajuda a pensar sobre estas questões e vai além: existe liberdade de fato para o cérebro humano? Somos livres quando dizemos isto? 


exibido na TV Cultura em 04/06 | dom | 21h
Foi para isto que lutamos pela liberdade?
com José Alves de Freitas Neto

O historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto, nos conduz aos tempos da ditadura militar e ao processo de reconstrução de nossa democracia. Já passados 30 anos, após conquistas como: a lei da Anistia, volta dos exilados, fim da censura, manifestações de rua, diretas já, como há, ainda hoje, vozes pedindo a volta dos militares? Por que tantos suspiram pela volta do chicote? Onde e como ficaram as memórias da ditadura no processo de construção de nossa liberdade democrática?


exibido na TV Cultura em 11/06 | dom | 21h
Liberdade e criação artística: mercado e gosto
com Flávia Galli Tatsch

O campo da arte parece ser o campo por excelência da criação e da liberdade. Será? Parece que mercado, valores, crítica e exposições guiam o gosto alheio. E onde há espaço para criação do novo? Um mergulho na história da arte com Flávia Galli Tatsch nos leva a refletir sobre o que afinal guia a vanguarda artística? Como críticos e criadores de opinião conduzem a liberdade estética? A liberdade contida em Bienais e manifestos é a liberdade permitida pelo mercado?


o programa café filosófico cpfl é exibido todos os domingos na tv cultura, às 21h, com reprise às segundas, após o roda-viva.