cafe filosófico

Pondé fala sobre o trágico no Café Filosófico CPFL em São Paulo

Durante o mês de agosto, São Paulo recebe um módulo que já foi apresentado em Campinas, "Os fantasmas da perfeição", de Luiz Felipe Pondé. E, a exemplo de Campinas, foi o próprio filósofo quem abriu a série, com a palestra "A Clínica do Trágico".

O conteúdo da palestra foi praticamente o mesmo: o pessimismo, o lado trágico da vida, trechos dos filmes "Macbeth", "Cruz de Ferro" e "Tróia". No Tom Jazz, o filósofo falou ainda sobre a busca por um sentido em nossa existência, questão que atormenta o homem desde sempre.



– Veja fotos do evento

Vídeos das palestras de São Paulo
Utopia na personalidade: crise e superação da neurose da felicidade perfeita – Ricardo Goldenberg
A Clínica do Trágico – Luiz Felipe Pondé
Utopia do amor perfeito – Caterina Koltai
A utopia da melhor idade – Leandro Karnal

Vídeos das palestras de Campinas
A Clínica do Trágico – Luiz Felipe Pondé
A utopia do autoconhecimento, com Ricardo Goldenberg
Utopia da eterna juventude, com Marcelo Coelho

Matérias sobre o módulo
Filósofo Luiz Felipe Pondé inicia série sobre utopias em São Paulo
Psicanalista encerra módulo com participação do público
Marcelo Coelho traz otimismo na busca pela eterna juventude
Luiz Felipe Pondé abre módulo abordando o trágico na vida
Luiz Felipe Pondé é o curador do Café Filosófico CPFL de Campinas em junho

Ao explicar essa busca, Pondé falou de seu início acadêmico, de como os estudantes de Filosofia acham que ao entrar na universidade vão revolucionar o pensamento moderno. O filósofo acabou com essas esperanças em sua fala: "tudo que se propõe já foi feito antes e melhor".

Para ele, com essas ideias que já estão ao nosso alcance já se pode alcançar muitas respostas. Os pensadores citados não foram poucos, de Sigmund Freud a William Shakespeare, de Friedrich Nietzsche a Nelson Rodrigues.

A série "Os fantasmas da perfeição" prossegue na próxima quarta com Leandro Karnal e o tema "Utopia da liberdade e da juventude: crise e superação da liberdade perfeita num corpo eternamente jovem". No dia 19, Ricardo Goldenberg fala sobre "Utopia na personalidade: crise e superação da neurose da felicidade perfeita" e no dia 26 Caterina Koltai encerra o módulo com "Utopia na vida sexual e afetiva: crise e superação das fórmulas de perfeição na cama e no amor". Todas as palestras têm transmissão ao vivo em nosso site.