cafe filosófico

Para que serve a economia

Qual o sentido da vida econômica? Ela deveria ter como eixo seus efeitos no bem-estar humano e no estado dos ecossistemas

Ricardo Abramovay

Uma nova economia (que promova a unidade entre sociedade e natureza, entre economia e ética) questiona o mais importante pilar não só cientí- fico, mas também político, cuja base se avalia o uso dos recursos sociais: o crescimento econômico.

Esse questionamento não se apoia em nenhum suposto intuito conservador de paralisar as transforma- ções capazes de preencher as necessidades e os desejos humanos.

O fundamental é colocar a questão ausente na maioria das ciências sociais: qual o significado e o sentido da vida econômica? O crescimento para que serve a economia Qual o sentido da vida econômica? Ela deveria ter como eixo seus efeitos no bem-estar humano e no estado dos ecossistemas Ricardo Abramovay econômico, como objetivo autônomo e autorreferente, é a resposta que os últimos 150 anos ofereceram a essa pergunta. A economia se consolida como ciência no último terço do século 19, à medida que distancia de seu horizonte qualquer consideração referente aos objetivos de seu sistema que não seja a própria expansão. Essa ideia está na raiz da formação da macroeconomia desde Keynes até hoje. A emergência de uma nova economia, ao contrário, supõe medidas de desempenho no uso de recursos que têm por eixo seus efeitos no bem-estar humano e no estado dos ecossistemas.