cafe filosófico

Os especiais interativos da cpfl cultura

Em 2009 a cpfl cultura apresentou arte com debates, teatro, cinema, música e interação. A participação do público não se limitou ao presencial em Campinas, São Paulo, Bauru, Santos, Sorocaba, Caxias do Sul e Ribeirão Preto. O internauta também participou em nosso site por meio dos especiais multimídia interativos.

Antes de darmos início à programação de 2009 da cpfl cultura, inauguramos em nosso site um canal para infografias utilizando a ferramenta flash.

A série foi aberta com um especial sobre os 100 filmes essenciais, baseados na publicação de mesmo nome lançada em parceria com a revista Bravo!. No papel, você pode ter acesso a lista com nomes das produções, diretores, ano de lançamento e sinopses. Na internet, aprofundamos o conteúdo para links para páginas oficiais, wikipedia e mais 100 papéis de parede para você escolher, um para cada filme da lista.

A série da Bravo! com o patrocínio da cpfl cultura rendeu nas bancas outros especiais, como 100 canções essenciais da música popular brasileira. Em nosso site, atualizamos a página do especial anterior com uma aba nova, contendo essa nova lista, com direito a fichas dos autores, intérpretes, além de ser possível ouvir um trecho de cada umas das músicas presentes.

Nas próximas atualizações completaremos as outras listas dos 100 mais, que contam ainda com lugares, música erudita, objetos e literatura.

Com a programação já em andamento, também usamos o novo recurso para montarmos um especial com as programações das duas retrospectivas de cinema do ano, a de ficção e a de documentário. Na página é possível ver as datas de exibição de cada filme, tanto em São Paulo quanto em Campinas, trailers, sinopses e ainda ouvir o comentário dos curadores sobre cada uma das 14 produções que entraram nas duas mostras.

Em novembro, fechando o ano, aproveitamos para homenagear Heitor Villa-Lobos no aniversário de 50 anos de morte do maestro. A homenagem foi feita através de mais um especial, com fotos, sinopses e opção de baixar e ouvir na íntegra de oito concertos que aconteceram em Campinas.

O flickr, nosso canal de fotos compartilhadas, também serviu de base para inovações com flash. No corpo desta matéria, deixamos para vocês uma seleção em flash de uma galeria com todas nossas fotos.