Cinema

marcelo rubens paiva abre ciclo sobre cinema pop

09/08 | qua | 19h
Sessão Debate: exibição do filme Árido Movie e bate-papo pós-sessão do diretor Lírio Ferreira com o escritor Marcelo Rubens Paiva sobre o ciclo do Cine CPFL de agosto: Cinema Pop. Sala Umuarama, Instituto CPFL, em Campinas.


.

Em agosto, a Mostra Cinema e Reflexão do Cine CPFL, uma parceria entre a Associação do Audiovisual e o Instituto CPFL, promove em Campinas um ciclo temático sobre “Cinema Pop”, com a curadoria de Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller. As exibições, todas gratuitas, acontecem na Sala Umuarama do Instituto CPFL, com entrada por ordem de chegada a partir de uma hora antes de cada sessão.

Na primeira sessão, na quarta-feira 09/08, às 19h, será exibido o filme “Árido Movie” (Brasil, 2005, 118 min, 16 anos), seguido de um debate com o diretor Lírio Ferreira e o escritor Marcelo Rubens Paiva, autor de “Feliz ano velho”.

O filme, que tem no elenco nomes como Guilherme Weber, Giulia Gam, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Paulo César Pereio e José Celso Martinez Corrêa, conta a história de um repórter do tempo em uma emissora de TV que retorna à sua terra natal, no interior do Nordeste, após o assassinato de seu pai. Ele enfrenta problemas para chegar à cidade, até que recebe carona de uma videomaker que está fazendo um documentário sobre a água no sertão.

Ao chegar, encontra uma parte da família que não conhecia até então, e ela lhe cobra que se vingue da morte do pai. O longa foi selecionado para o Festival de Veneza e venceu os prêmios de melhor filme, melhor direção, melhor ator coadjuvante, melhor fotografia, melhor edição e prêmio da crítica no festival Cine PE, além de melhor direção no Festival do Cinema Brasileiro de Miami e do Prêmio APCA de melhor montagem.

Ao longo do mês, o Cine CPFL exibirá ainda títulos de diretores consagrados como Alejandro González Iñarritu, Francis Ford Coppola, Michelangelo Antonioni e Quentin Tarantino.

Ao fim do ciclo acontece a Sessão do Realizador na quinta-feira, 31/08, às 19h, com a pré-estreia de “Música pelos poros” (Brasil, 2017, 52 min, 12 anos) e a presença do diretor Marcelo Machado e do músico Benjamim Taunkin.

Confira a programação completa do ciclo Cinema Pop.


.

A Sala Umuarama fica no Instituto CPFL: rua Jorge Figueiredo Correa, 1632, Chácara Primavera, Campinas. Entrada gratuita 1 hora antes de cada sessão, por ordem de chegada. Mais informações: 19 3756-8000.