CPFL Jovem geração

ORCAMPI tem dois atletas convocados para o Mundial Sub-20

Equipe campineira também será representada por dois treinadores, fisioterapeuta e massoterapeuta

Duas jovens promessas da ORCAMPI, entidade parceira do Instituto CPFL, foram convocadas para o Campeonato Mundial Sub-20, que será disputado de 1 a 6 de agosto, em Cáli, na Colômbia. Além deles, quatro membros da equipe multidisciplinar do time de Campinas também integrarão a delegação brasileira na principal competição da categoria.

Vinicius de Carvalho vai competir nos 3.000 metros com obstáculos e Ana Luisa Couto no heptatlo. “Mais uma vez a ORCAMPI está revelando e lapidando jovens promessas do atletismo brasileiro. É um prazer enorme contribuir com o desenvolvimento do Vini e da Ana, que já se destacam em competições adultas e têm um futuro promissor”, comemora Ricardo D´Angelo, coordenador da ORCAMPI.

Jadson, Alex, Vinicius Carvalho e Vitor Stefanini

 Atual bicampeão brasileiro Sub-20 nos 3.000 metros com obstáculos e nos 3.000 metros rasos, Vini vem se destacando na temporada 2022, incluindo a medalha de bronze no Troféu Brasil de Atletismo na prova com obstáculos, disputando com atletas adultos. “Ele se encontra em sua melhor forma física, vem treinando muito bem. O objetivo é melhorar a marca dele e, com isso, buscar uma final” comenta Alex Lopes, treinador do Vinicius, que também representará a ORCAMPI no Mundial Sub-20.

 “O nível competitivo vai estar altíssimo, principalmente por conta dos africanos, mas ele está treinando bem, está motivado, já conhece o Estádio Olímpico da Colômbia, em Cáli, onde vai ser o evento, e gosta de correr lá. É a primeira competição nível global dele e a gente espera que ele se divirta e conquiste uma boa marca”, avalia Alex.

 Ana Luísa vem se destacando há alguns anos no heptatlo, prova que reúne 7 modalidades do atletismo. É vice-campeã Sul-Americana Sub-20, bicampeã brasileira Sub-20 e recordista brasileira Sub-18.

Dino Cintra e Ana Luisa Couto

“Uma semana antes do Troféu Brasil ela teve uma lesão no bíceps femoral. Tratamos durante três semanas e ela voltou a treinar, está muito bem para competir na Colômbia. Se tudo correr bem, ela vai fazer uma excelente marca e um grande Mundial. Está recuperada da lesão e muito bem física, técnica e mentalmente”, explica Dino Cintra, treinador da atleta e mais um representante da ORCAMPI no Mundial Sub-20.

Se juntam aos atletas e aos treinadores da ORCAMPI o fisioterapeuta Vitor Stefanini e o massoterapeuta Jadson Alves. “Além do Vini e da Ana, também tivemos quatro membros da nossa equipe multidisciplinar convocados para o Mundial Sub-20, comprovando a excelência do trabalho que realizamos”, finaliza Ricardo D´Angelo.

Sobre a ORCAMPI

Fundada em 1997, a ORCAMPI contribui para o desenvolvimento do atletismo brasileiro e oferece aos jovens uma oportunidade de transformação social através do esporte. A equipe foi idealizada pelo medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima no período que ele treinava e morava em Campinas (SP). Por essa razão, está sediada na cidade e realiza suas atividades no Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR), da Prefeitura de Campinas. A ORCAMPI já atendeu mais de 5.000 participantes e é a única equipe do Brasil que possui um programa que contempla todas as etapas da formação esportiva: captação de talentos, formação, aprimoramento técnico e rendimento.