CPFL Jovem geração

ORCAMPI faz preparação mental para o Brasileiro Sub-20

Psicóloga Simone Sanches utilizou técnica de psicodrama na atividade

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20 acontece entre os dias 21 e 23 de maio, em Bragança Paulista. A ORCAMPI – entidade parceira do Instituto CPFL – chega como uma das equipes favoritas na competição, pelo competente trabalho que realiza há 24 anos com as categorias de base da modalidade, tendo revelado, inclusive, importantes nomes nesse período.

Para o Brasileiro Sub-20, a primeira competição nacional da temporada 2021, a ORCAMPI fez uma intensa preparação com os atletas, envolvendo todos os membros da comissão multidisciplinar da equipe campineira. Uma atividade em especial chamou a atenção dos atletas e proporcionou momentos de integração e descontração na véspera da competição.

“Utilizamos uma técnica de psicodrama chamada Role Playing, que consiste na interpretação de papéis. Conversei com os treinadores da equipe se topavam fazer uma minicompetição simbólica entre eles, sendo orientados por seus atletas, que aceitaram fazer o papel da comissão técnica, incluindo treinador, nutricionista, fisioterapeuta, massoterapeuta e também dos pais na preparação desses atletas.”, explica Simone Sanches, psicóloga esportiva da ORCAMPI.

Os atletas foram divididos em grupos com número semelhante de participantes e os treinadores Tiago Bueno, Sinval Oliveira, Rubens Junior e Alex Lopes receberam as orientações de suas “comissões técnicas”. “O momento da preparação da competição é muito importante. Os atletas, que estavam representando os treinadores nessa atividade, lembraram dos cuidados que devem ser observados na véspera de uma competição como rotina, sono, alimentação e controle dos pensamentos e da ansiedade”, conta Simone.

Na hora da ação, os então “competidores” na dinâmica fizeram dois arremessos de peso, dois saltos em distância e uma corrida de 50 metros com direito a participação ativa da “comissão técnica”, muita torcida e diversão.

“É bem legal ver como eles se comportaram na inversão de papéis. Eles sabem exatamente o que deve ser feito, mas nem sempre conseguem colocar em prática. Por isso, essa é uma técnica interessante no sentido de fazer os atletas refletirem sobre os próprios comportamentos e os cuidados que devem tomar. É uma forma de trabalhar essa questão da responsabilidade em relação ao processo de preparação e dar um direcionamento. Trabalhar essa questão da responsabilidade na preparação e dar um direcionamento. Foi um sucesso, muito divertido e que envolveu o senso de equipe ao aproximar todos das diferentes provas e enfatizar a importância de um torcer pelo outro”, comenta a psicóloga.

Além disso, o Role Playing foi uma estratégia para fortalecer a relação dos atletas com os treinadores, para que sejam ainda mais próximos e troquem informações, que às vezes não são compartilhadas no dia-a-dia de treinos. “Esse cuidado com a preparação mental pode auxiliar no planejamento da rotina incluindo desde aspectos como o descanso e a alimentação, quanto questões relacionadas à motivação, controle da autocobrança, concentração, etc. Essas são questões que podem influenciar direta ou indiretamente no rendimento dos nossos atletas e no prazer que eles encontrarão nessas experiências, que esperamos que sejam positivas e estimulantes, para que eles possam se engajar e evoluir cada vez mais, especialmente se tratando de jovens atletas em formação”, finaliza Simone.

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20 será disputado de 21 a 23 de maio, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP), sem a presença de público por conta da pandemia. A ORCAMPI participará com 35 atletas, com destaque para Ana Luísa Couto no heptatlo e Vinicius de Carvalho nos 3.000 metros com obstáculos, ambos em busca do bicampeonato brasileiro.

(Fotos: divulgação/Orcampi)