Social

bruno benedito da silva é campeão mundial em novo revezamento olímpico

Velocista da Orcampi, que tem parceria com o Instituto CPFL, conquistou a medalha de ouro no 4×400 m misto – prova que estreia em Tóquio/2020 – e o 6º lugar nos 400 m do Mundial Sub-18, realizado em Nairóbi (Quênia)

O revezamento 4×400 m misto – formado por homens e mulheres, em que cada atleta dá uma volta completa na pista – é uma das novas provas incluídas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Bruno Benedito da Silva, da Orcampi, já disputou a prova no Mundial Sub-18 de Nairóbi (Quênia), realizado em julho, com a melhor sensação possível: foi campeão com a equipe brasileira.

O time teve, além de Bruno, Alison Brendom dos Santos, Giovana Rosália dos Santos e Jéssica Vitória Moreira, que completaram a prova em 3min21s71. A Jamaica ficou com a medalha de prata (3min22s23) e a África do Sul com a de bronze (3min24s45). A medalha do Brasil foi notícia no portal da IAAF, a federação internacional de atletismo (leia AQUI).

“É uma sensação muito boa fazer parte de uma equipe campeã. É ótimo representar bem meu país e vou levar isso para o resto de minha vida”, disse o carioca de 17 anos, treinado por Evandro Lazari desde fevereiro deste ano.

O COI incluiu escalada, surfe, caratê, skate, beisebol e softbol dentre as modalidades olímpicas para o Jogos do Japão, e ainda inseriu algumas provas no programa, como o basquete 3×3, o revezamento misto no atletismo e na natação, além da competição mista por equipes no judô e a disputa individual de todas as armas na esgrima, para homens e mulheres.

Bruno, que passou a treinar na Orcampi, braço esportivo do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, para se desenvolver no atletismo, também cumpriu o objetivo definido para a prova individual: chegar na final e ficar entre os oito melhores do mundo na sua faixa etária. Foi o 6º colocado na decisão, com 47s15, e conquistou sua melhor marca na carreira na semifinal, 46s87.

Bruno evoluiu muito em pouco tempo – há três meses, tinha a marca de 47s66 como seu recorde pessoal. O índice para ir ao Mundial era 47s51 e foi alcançado pelo velocista em maio (47s46). O atleta foi ficando cada vez mais rápido. No Brasileiro Sub-18, em Bragança Paulista (SP), em 24 de junho, fez 46s91, até então seu recorde pessoal, e passou a ocupar um lugar entre os dez melhores do ranking mundial. Termina a temporada com 46s87 como personal best e boas perspectivas para 2018 e o futuro.

A Orcampi e Bruno Benedito da Silva têm o apoio do Instituto CPFL, empresa que também investe no desenvolvimento do Brasil pelo esporte.

Fotos: Wagner Carmo/CBAt