CPFL Jovem geração

ORCAMPI disputa Troféu Brasil de Atletismo

Embalados pelos bons resultados conquistados recentemente no Campeonato Sul-Americano, os atletas da ORCAMPI – entidade que tem parceria do Instituto CPFL – partem agora para mais um grande desafio: o 40º Troféu Brasil de Atletismo. A principal competição interclubes da América Latina começou ontem (10) e segue até o dia 13 de junho, em São Paulo.

O Troféu Brasil é sempre muito importante no nosso calendário, esse ano em especial por ser uma das últimas chances para a obtenção dos índices exigidos para Tóquio. Nos preparamos muito para a competição, incluindo a parte técnica, física e mental, e tenho certeza que iremos muito bem. Nosso objetivo é permanecer entre as principais equipes do país, mesmo com todas as dificuldades que a pandemia impôs a todos os atletas, treinadores e clubes”, comenta Ricardo D´Angelo, coordenador da ORCAMPI.

Em função da atual situação, o Troféu Brasil não terá a presença de público. O evento conta a participação de 135 clubes, sendo a ORCAMPI um dos principais pelo sólido trabalho de detecção e desenvolvimento de jovens talentos do atletismo brasileiro.

A ORCAMPI tem 38 atletas inscritos na competição e dois dos destaques da equipe campineira são Tiffani Marinho (400 metros rasos) e Fernando Ferreira (salto em altura), ambos campeões sul-americanos no Equador, no fim de maio. “Tanto a Tiffani quanto o Fernando estão muito bem preparados e chegam ao Troféu Brasil com chances de conquistarem os índices de Tóquio”, analisa Ricardo.

Márcio Teles, atleta dos 400 metros com barreiras, é outro representante da ORCAMPI no evento. Tetracampeão brasileiro (2016, 2017, 2018 e 2019), o velocista disputou a Olimpíada do Rio de Janeiro e já está qualificado para Tóquio. “No caso do Márcio, que já tem o índice exigido, o Troféu Brasil é mais uma etapa da sua preparação para Tóquio. Ele vai em busca do pentacampeonato e de uma boa marca”, conta o coordenador da ORCAMPI.

No salto em altura feminino, Valdiléia Martins, atual vice-campeã sul-americana, é a aposta da equipe. No salto com vara, a ORCAMPI estará muito bem representada por Isabel Quadros na categoria feminina e por Bruno Spinelli no masculino. Ambos disputaram o Sul-Americano, sendo Isabel vice-campeã e Bruno o quarto melhor saltador.

Nas provas de arremesso e lançamentos, a equipe de Campinas é destaque com: Lidiane Cansian, bronze no Sul-Americano na prova do lançamento do disco; William Braido, quarto colocado no Sul-Americano no arremesso do peso; Ralf Oliveira e Luis Gustavo Aguiar no lançamento do martelo e Rafaela Torres no lançamento do dardo.


Na foto: Lidiane Cansian, William Braido e Luis Gustavo Aguiar (Fotos: divulgação ORCAMPI)

Nas provas de velocidade, a ORCAMPI tem como destaques Alexander Russo, que disputou a final olímpica no Rio de Janeiro com o revezamento 4×400 metros masculino, e Marlene Santos que disputará os 400 metros com barreiras e os 400 metros rasos.