ocidente e oriente em diálogo | módulo do café filosófico cpfl de setembro
ocidente e oriente em diálogo
curadoria | antonio florentino neto
A partir de 1860, com os movimentos comerciais e diplomáticos, pouco a pouco países orientais se apropriam de forma rápida e eficaz do legado técnico-teórico produzido pelo ocidente. O mundo ocidental, ao contrário, tem ignorado produções culturais e o universo intelectual do oriente, até suas transformações econômicas ocorridas na segunda metade do século XX, que os lançam como personagens decisivos no cenário político-econômico globalizado.
___ ___ ___
05 de setembro | quarta
oriente e ocidente: proximidades e distâncias
com antonio florentino neto e oswaldo giacoia jr.
Os convidados falarão de alguns dos principais filósofos do oriente, como Nagarjuna, Dōgen, Kitaro Nishida e Nishitani, e de filósofos ocidentais, especialmente Hegel, Schopenhauer, Nietzsche e Heidegger, que são os nossos mais instigantes interlocutores no debate sobre ocidente e oriente na filosofia.
___ ___ ___
14 de setembro | sexta
made in china
com rosana pinheiro machado
Quais os conflitos que surgem hoje na china entre a absorção da economia de mercado do mundo ocidental e elementos tradicionais da própria cultura chinesa. Para se tornar um país exportador de todos os tipos de mercadorias, com preços baixos, a produção interna chinesa passa por transformações radicais e altera substancialmente sua configuração social, milenarmente agrária.
___ ___ ___
21 de setembro | sexta
índia: razão e religião
com dilip loundo
O segundo encontro traz um dos mais importantes especialistas em pensamento indiano, Dilip Loundo, radicado no Brasil há algumas décadas e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Loundo vai abordar as diversas correntes de pensamento (filosofia, religião e cultura) da índia antiga e seus desdobramentos contemporâneos.
___ ___ ___
28 de setembro | sexta
budismo e modernidade no século xxi
com joaquim monteiro
No último encontro deste módulo, o monge budista Joaquim Monteiro, abordará os desafios que a modernidade ocidental apresenta ao budismo, especialmente as questões referentes ao desenvolvimento técnico-científico que dominam, de forma avassaladora, sociedades budistas tradicionais, tais como as do Japão, Coreia e China.
___ ___ ___
café filosófico cpfl | instituto cpfl | entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.