cafe filosófico

O Segredo de Brokeback Mountain: amor, intolerância, preconceito e repressão – Carlos Byington e Maria Helena Guerra

Publicado em:20/02/2009 às 13:24:27

Carlos Byington e Maria Helena Guerra, pscanalistas jungianos, mostram que essa tragédia amorosa oscila entre a aceitação e a negação da homossexualidade. O filme ilustra a realidade do amor homossexual e a resistência da sociedade, e do próprio amante, em admiti-lo como uma forma de ser. Do ponto de vista psicológico, veremos como a sociedade norteia-se fundamentalmente por tradições que não priorizam o indivíduo, muitas vezes, inclusive, aniquilando-o.

Carlos Byington é médico psiquiatra e membro analista fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e diplomado pelo Instituto C.G.Jung na Suíça. Tem título de Notório Saber em Psicologia Analítica pela Faculdade de Psicologia da PUC-SP, pelo Instituto de Psicologia da USP e pela Faculdade de Medicina da USP.

Maria Helena Mandacarú Guerra é psicóloga e analista junguiana, tendo feito sua dissertação de mestrado sobre o poema épico indiano Ramayana. É professora de especialização no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, e editora da Revista Jung & Corpo.