cafe filosófico

O que as mulheres sempre esconderam dos homens… E de si mesmas – Jorge Forbes e Maitê Proença

Publicado em:27/02/2009 às 20:21:35

De Madame Bovary a Madonna, de Amélia às musas da internet, a sociedade ocidental especula sobre o Feminino. Recorre a poesia e a psicanálise. Pede auxílio para os antropólogos, os biólogos e outros experts, recolocando sempre a pergunta de Freud a Maria Bonaparte – O que quer uma mulher?

Jorge Forbes é psicanalista e psiquiatra, em São Paulo. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana e dirige o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige as pesquisas clínicas da Psicanálise com a Genética, no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP. Tem sido consultado por empresas, hospitais e escolas. É autor, entre outros livros, de Você Quer o Que Deseja? (Ed. Best Seller, 5ª ed.), em que trata de uma psicanálise além do Édipo, própria ao novo homem desbussolado da globalização, e é co-autor de A Invenção do Futuro (Ed. Manole, 2ª ed.), que pensa soluções para viver nessa nova era de quebra dos ideais.

Maitê Proença é atriz e apresentadora do programa Saia Justa, no canal GNT. Já participou de 19 novelas e de mais de 20 filmes, entre eles A Partilha, de 2001. Publicou o livro Entre Ossos e a Escrita (2005) e foi cronista da revista Época nos anos de 2003 e 2004.